TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELAÇÕES COM A PUBLICIDADE INFANTIL, A MÍDIA TELEVISIVA E O CONSUMO

Autores

  • Filipe Guimarães dos Santos UNITAU - Universidade de Taubaté-SP
  • Leticia Maria Pinto da Costa UNITAU - Universidade de Taubaté-SP
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão UNITAU - Universidade de Taubaté-SP

Palavras-chave:

Publicidade infantil, Mídia, Televisão, Consumo, Desenvolvimento Humano

Resumo

Objetivo: pesquisar a produção científica acerca do desenvolvimento humano, na ótica da teoria bioecológica, e sua relação com os seguintes temas: publicidade infantil, mídia televisiva e consumo. Metodologia: após a identificação dos temas e a seleção da questão de pesquisa, foi realizado o acesso à base de dados digital da coleção de periódicos da CAPES. Em seguida, os resultados foram organizados e analisados. Resultados: encontrou-se um total de 554 itens, mas apenas uma minoria tratava dos temas centrais desta pesquisa. Conclusão: apesar do crescimento das tecnologias da informação e do contato cada vez maior de crianças, não apenas com a televisão, mas também com as diversas mídias, é ainda reduzido o número de estudos fundamentados nas teorias do desenvolvimento humano a respeito desta sociedade na qual o consumo de produtos e serviços é uma prática constante das famílias.

Biografia do Autor

Filipe Guimarães dos Santos, UNITAU - Universidade de Taubaté-SP

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005) e especialista em Marketing com ênfase em Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Tem experiência na área comercial de emissoras de TV e, atualmente, é mestrando em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté.

Leticia Maria Pinto da Costa, UNITAU - Universidade de Taubaté-SP

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1996) e Publicidade e Propaganda (1994) pela Universidade de Taubaté, mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora assistente-doutora, concursada, da Universidade de Taubaté, coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em Comunicação e Marketing Político da Universidade de Taubaté, professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté e dos cursos de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, em Gestão de Marketing e em Administração da FAAP - São José dos Campos. Tem experiência na área de Comunicação Corporativa, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, UNITAU - Universidade de Taubaté-SP

Graduação em Psicologia, especialização em Psicologia Analítica e em Pedagogia Empresarial, mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas, área de concentração - Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade de Taubaté desde 1995, com atuação no curso de Psicologia, na extensão universitária e pós-graduação. Participa do corpo permanente de docentes do curso de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais. Tem especial interesse pela Teoria Bioecológica de desenvolvimento humano, relacionada aos estudos sobre resiliência, envelhecimento e trabalho e o uso das narrativas autobiográficas em pesquisas.

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Publicado

17/12/15