Confiança e consumo da mídia impressa entre jovens: apontamentos a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia

Autores

  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Pesquisa Brasileira de Mídia, juventude, mídias impressas, mídias digitais

Resumo

Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre a relação entre os jovens e o jornalismo impresso, no contexto da convergência, a partir da análise das edições de 2014 e 2015 da Pesquisa Brasileira de Mídia, tomando como base os resultados na faixa etária entre 16 e 25 anos para quem as plataformas digitais representam um meio de comunicação nativo. A partir de uma investigação sobre os sentidos de ser jovem, no cenário econômico e social brasileiro, e sobre as relações entre juventude e novas tecnologias, analisaremos o desafio que este grupo de leitores em formação representa para o mercado jornalístico tradicional.   

Biografia do Autor

Larissa de Morais Ribeiro Mendes, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e jornalista

Referências

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DREVES, Aleta Tereza e SOUZA, Juliano Ferreira de. Jovens, Mídias e Tecnologias: o perfil do consumo de internet dos estudantes de Jornalismo da UFAC e da UNESP. Anais do XIX Congresso da Ciência da Informação na região Sudeste. Vila Velha: Intercom, 2014.

FELIX, Carla Baiense et. al. Juventude, Produção e Consumo de Notícias: Novas Dinâmicas, Usos e Apropriações. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

GROPPO, Luís Antonio. O funcionalismo e a tese da moratória social na análise das rebeldias juvenis. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, n.26, p.37-50, 2009.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Suzana Aledandria. 2ª edição. SP: Aleph, 2009

KIMENYI, Mwangi S.; MOYO, Nelipher. Leapfrogging development through technology adoption. Disponível em: http://www.brookings.edu/~/media/research/files/reports/2011/1/africa%20economy%20agi/01_africa_economy_agi_kimenyi_moyo. Acesso em: 21 jun. 2015.

MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. In: Margulis, M. (org.). La juventud es Más Que una Palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.

_____________________. Ofício de cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.

_____________________. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In: BORELLI, S.; FREIRE FILHO, J. Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015.

SECRETARIA NACIONAL DA JUVENTUDE; SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Agenda Juventude Brasil. Brasília, 2013.

REFERÊNCIAS NA IMPRENSA

FERNANDES, Daniela. Alunos brasileiros estão na lanterna em ranking de habilidades digitais, diz OCDE. BBC Brasil. Disponível em:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150914_alunos_internet_ocde_df_cc. Acesso em: 25 set. 2015.

Internet Brasil chega a 2,5 milhões de usuários, segundo a terceira edição da pesquisa do IBOPE, que ouviu mais de 15 mil pessoas. Internet Business, ano 3, nº 28. Rio de Janeiro, dez. 1999, p. 20.

Internet Trends Code Conference 2015. KPCB. Disponível em: http://www.kpcb.com/internet-trends. Acesso em: 21 jun. 2015.

APRESENTAÇÃO

ORTIZ, Anderson; PEREIRA, Camila Augusta. Jovem e consumo midiático em tempos de convergência. Região Sudeste. Dados preliminares apresentados durante o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, RJ, 4 a 7 set. 2015.

Downloads

Publicado

01/07/16