A TELENOVELA BRASILEIRA: DA ORIGEM A SUA CONSTITUIÇÃO COMO RECURSO COMUNICATIVO

Autores

  • Rondinele Aparecido ribeiro UNESP
  • Francisco Claudio Alves Marques UNESP-SP (CAMPUS ASSIS)

Resumo

Resumo: A telenovela é um gênero de ficção midiática de extrema importância para o Brasil, sendo constantemente estudada devido à capacidade que apresenta em representar a realidade, servindo como uma verdadeira “vitrine cultural”. Presente no país desde 1951, pode-se dizer que a história desse gênero se confunde com a de seu suporte, a televisão. Primeiramente exibida ao vivo, em formato não diário e com um enredo alienante e evasivo, a telenovela foi desqualificada do ponto de vista da crítica. Contudo, o gênero se desvinculou das características essenciais de sua matriz latino-americana, passando a se constituir numa narrativa amplamente problematizadora acerca do cenário brasileiro. A partir dessas considerações iniciais, este artigo intenciona tecer considerações acerca da origem da telenovela e avança nas teses de que ela se constitui como uma verdadeira narrativa sobre a nação e como recurso comunicativo, conforme defende Lopes (2014).

 

Palavras-chave: Telenovela. Narrativa midiática. Problematização. Recurso Comunicativo.

 

Biografia do Autor

Rondinele Aparecido ribeiro, UNESP

Mestrando em Letras pela UNESP-ASSIS (linha Literatura e Estudos Culturais). Membro do GP Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes. Especialista em Cultura, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.  Licenciado em Letras-Literatura pela UENP. Contato: rondinele-ribeiro@bol.com.br

 

Francisco Claudio Alves Marques, UNESP-SP (CAMPUS ASSIS)

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Letras Modernas da UNESP – Assis. (e-mail: fransclau@gmail.com)

Referências

LOPES, M.I.V. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. Disponível em http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT12_ESTUDOS_DE_TELEVISAO/templatexxiiicompos_2278-1_2246.pdf>. Acesso em 04/05/2016.

______________. Narrativas Televisivas e Identidade Nacional: O Caso da Telenovela Brasileira. Intercom-XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Salvador/BA –1 a 5 Set 2002

______________.Telenovela como Recurso Comunicativo. Matrizes, v. 3, n.1, 2009.

MACHADO, A. A Televisão levada à sério. São Paulo: SENAC, 2000.

MOGADOURO, C.A. A Telenovela brasileira: uma nação imaginada. Eco-Pós, v.10, n. 2, p. 85-95, 2007.

ORTIZ, R.; BORELLI, S.H.S; RAMOS, J.M.O. Telenovela, história e produção. São Paulo: Brasiliense: 1991.

PALLOTTINI, R. Dramaturgia de televisão. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2012.

RIBEIRO, A. P. G; SACRAMENTO, I.; ROXO, M. Televisão e História. In: Ribeiro, Ana Paula Goulart; Sacramento, Igor; Roxo, Marco (orgs). História da Televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

TONDATO, M.P;ABRÃO, M.A.P; MACEDO, D.G. Ficção e Realidade Televisivas: O caminhar pela cultura e o encontro com a telenovela. In: TONDATO, M. P.; BACCEGA, M.A.(Orgs.). A Telenovela nas Relações de Comunicação e Consumo: Diálogos Brasil e Portugal. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

Downloads

Publicado

05/07/17