Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: A ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa

Autores

  • Igor Waltz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

campo jornalistico, práticas jornalisticas, convergência midiatica, midialivrismo, ethos jornalístico

Resumo


Transformações de ordem sócio-política e a emergência da comunicação em rede propiciaram a ascensão de novos atores midiáticos, como a Mídia NINJA. Ao criticarem a atuação da “grande imprensa”, esses novos agentes acendem o debate sobre o ethos jornalístico e as fronteiras do campo. A partir de um diálogo de autores que discutem a teoria do jornalismo, a convergência de mídias e a formação de um ethos discursivo, por meio de entrevistas realizadas com profissionais de imprensa, este trabalho procura investigar a hipótese de que novas relações dentro do ecossistema de mídia incitam uma rediscussão dos parâmetros autorreferenciais dos jornalistas.

Biografia do Autor

Igor Waltz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ (PPGCOM/UFRJ).

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Publicado

05/07/17