Os novos significados da literatura fantástica na cena midiática e de consumo de livros brasileira – a emergência de novos autores e a relação com os fãs

Autores

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, mídia, literatura, internet

Resumo

O consumo de literatura fantástica no Brasil ganha novas nuances e significados com a influência cada vez maior de sites, blogs, videos no YouTube, com resenhas, comentários e críticas. Este estudo tem por objetivo delinear a emergência desse estilo no País nos últimos dez anos, por meio de exemplos de sucesso de autores e suas performances na internet. A partir de considerações sobre o universo literário no pós-modernismo, será possível mostrar, após um breve percurso histórico, como o gênero fantástico hoje abarca uma série de formatos de narrativas para atender cada vez mais o público consumidor da faixa etária de 14 a 23 anos, o chamado jovem adulto. Os autores que ajudarão a dar suporte a este trabalho são Tzvetan Todorov, Umberto Eco, Ítalo Calvino, Peter Hunt, no que se refere às narrativas literárias. No que diz respeito às dinâmicas socioculturais, comunicação e consumo, levaremos em conta os aportes oferecidos por Néstor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Mike Featherstone, Steven Connor e Maria Aparecida Baccega.

Biografia do Autor

Dorama Miranda Carvalho, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Jornalista e doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo pelo PPGCOM-ESPM. Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Arte.

Referências

Referências

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Sites e blogs

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http://prosamagica.blogspot.com.br/2014/06/o-inverno-das-fadas.html

Tiny Little Things – Último acesso em 7/7/2015

Canal no YouTube

https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin

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Publicado

27/12/17