Jingle: ferramenta de comunicação para construção da imagem política

Autores

  • Robson Vanderlei Alves de Andrade Universidade Paulista - UNIP
  • Heloísa Araújo Duarte Valente Universidade Paulista - Unip

Palavras-chave:

Jingle, Comunicação Política, Cultura midiática, Semiótica musical

Resumo

Em campanhas políticas o jingle é uma poderosa ferramenta de comunicação: a aliança entre letra e música engendradas é concebida para incrementar uma candidatura, levando à vitória. Mas como toda propaganda, caso seja produzido de forma equivocada pode obter o efeito contrário, diminuindo a reputação do candidato diante dos seus eleitores. Por meio da análise dos jingles dos dois principais candidatos das eleições municipais de 2012, em São Caetano do Sul, analisamos como o jingle é concebido como comunicação integrada de marketing político. Concluímos que, por suas características e apelo emocional, esse formato publicitário é um grande aliado para os candidatos durante o pleito eleitoral, com muita importância na estratégia para atingir e conquistar o eleitorado.

Biografia do Autor

Robson Vanderlei Alves de Andrade, Universidade Paulista - UNIP

Mestrando em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, pós graduado em Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, e Licenciatura Pedagógica para Educação Profissional - Nível Médio pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Desenvolvo trabalho de produção de rádio, tv e som para cinema - foley, dublagem e edição, técnicas de sonoplastia para rádio e televisão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em produção para Rádio, TV, Internet, Comunicação e Produção Publicitária para Rádio, TV e Internet. Atualmente leciono na Universidade Anhanguera - Unidade Santo André, no curso de Publicidade e Propaganda, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos cursos de Multimídia e Produção de Áudio e Vídeo, editor de som nos estúdios de Rádio e Televisão da Universidade Metodista de São Paulo, e na produtora de áudio e vídeo Lumiar Multimídia.

Heloísa Araújo Duarte Valente, Universidade Paulista - Unip

? Heloísa de Araújo Duarte Valente é doutora em Comunicação e Semiótica, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris) e pós-doutoramento junto ao Deptº. de Cinema, Rádio e Televisão ( CTR/ ECA-USP). Estuda as relações entre música, cultura e mídia atua nos estudos interdisciplinares envolvendo as áreas das ciências sociais aplicadas (sobretudo comunicação), semiótica da cultura e música. Dentre as publicações, além de vários artigos publicados em revistas especializadas, figuram: ?Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio? (São Paulo: Annablume, 1999);?As vozes da canção na mídia? (Via Lettera/FAPESP, 2003). Organizou e coorganizou: ?Música e mídia: novas abordagens sobre a canção? (Via Lettera; FAPESP, 2007), ?Canção d?Além-Mar: o fado e a cidade de Santos? (Realejo/ CNPq, 2008); ?Canção d?Além-Mar: o fado na cidade de Santos: sua gente, seus lugares? (Realejo/ FAPESP 2009); ?Madrigal Ars Viva, 50 anos: Ensaios e memórias? (Letra e Voz, 2011); ?O Brasil dos Gilbertos: notas sobre o pensamento (musical) contemporâneo? (Letra e Voz, 2011);"Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada" (Letra e Voz, 2012), ?Dónde estás, corazón? O tango no Brasil, o tango do Brasil? (Letra e Voz; CNPq 2012); ?Trago o fado nos sentidos: cantares de um imaginário Atlântico? (Letra e Voz; FAPESP, 2013)."A música como negócio: políticas públicas e direitos de autor" (Letra e Voz, 2014) Fundou o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), junto ao qual desenvolve projetos de pesquisa. É idealizadora e responsável pela realização dos Encontros de Música e Mídia, realizados anualmente desde 2005, e outras atividades. Docente titular junto ao Programa Pós-Graduação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP), e colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo (PPGMUS). Atuou também no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC, 2011-2015) e como professora convidada nas Universidades do México (2002) ,de Aveiro (2010) e Nacional do Uruguai (2014). Exerce assessoria ?ad hoc? junto às agências de fomento à pesquisa, congressos e publicações especializadas. Membro da diretoria (editora) da Associação Latinoamericana para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL), (2014-2016; 2016-2018).

Referências

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO 2010, Slogan e Jingle de Campanha. Disponível em http://youtu.be/g3sshWUUG_Y. Acesso em: 18 set. 2016.

JINGLES E MARKETING POLÍTICO 2016. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=N540A84Lpr0. Acesso em: 28 ago. 2017.

JINGLE REGINA MAURA PREFEITA 14 2012, Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BrzmkwH4C2U. Acesso em 25 ago. 2017.

JINGLE DR. PAULO PINHEIRO 14, 2012, É pra curtir, é pra compartilhar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=otFo_PdaWwQ . Acesso em 25 ago. 2017.

KOTTLER, P; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

LOURENÇO, L. C. Jingles Políticos: estratégia, cultura e memória nas eleições brasileiras. Artigo publicado na Aurora Revista de Arte, mídia e política. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4576. Acesso em: 28 ago. 2017

https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4576

LULA E OS JINGLES POLÍTICOS 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=96HqP5a98w8. Acesso em: 18 set. 2016.

MANHANELLI, C. A. B. Os jingles eleitorais nas campanhas presidenciais brasileiras. 2009. 141 fls. Dissertação de mestrado. Faculdade de Comunicação. Universidade Metodista de São Paulo.

MOTTA, E. José Auricchio tem 94% de aprovação na pesquisa Vox. ABC Reporter, São Caetano do Sul, 14 fev. 2012. Disponível em: http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=19121. Acesso em: 18 set. 2016.

OGDEN, J. R; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson, 2008.

POLI, S. T. A comunicação persuasiva do jingle político: um estudo sobre a estrutura e os efeitos das canções eleitorais. 2008. 133 fls. Dissertação de mestrado. Universidade Tuiuti do Paraná. Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/160. Acesso em: 20 set. 2016.

SCARMELLOTI, F. Entrevista concedida ao Autor 1 - São Bernardo do Campo, 26 Ago. 2016.

SOUZA, K. M. O jingle publicitário e sua curva de importância no contexto da comunicação de mercado. 2011. 533 fls. Dissertação de mestrado. Faculdade de Comunicação. Universidade Metodista de São Paulo. Disponível em:

http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/612. Acesso em: 20 set. 2016.

YANAZE, M. H. Gestão de marketing e comunicação: Avanços e aplicações 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

05/01/18