Práticas comunicativas e representações do urbano por jovens de contextos rurais brasileiros

Autores

  • Ricardo Duarte Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Comunicação

Palavras-chave:

Representação, Mediação, Prática Comunicativa, Jovens Rurais

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar de que maneira as práticas comunicativas dos jovens de contextos pobres do rural brasileiro configuraram em diferentes regiões um modo de lidar com a representação da cidade, considerando os universos urbanos que lhe servem de referência. Observando a literatura sobre migrações internas, poucos foram os avanços em relação a uma perspectiva cultural e simbólica envolvida no tema da migração rural-urbana, bem como dessas práticas comunicativas na constituição da noção de cidade. Utilizando noções de circulação e mediação, procura-se demonstrar que, ao longo de décadas, as práticas comunicativas fomentaram representações da cidade. Apresentamos relatos colhidos em tempo e espaço diferente, que nos mostram as falas de jovens rurais do passado e do presente. Identifica-se a necessidade de pesquisas que compreendam como as narrativas das mídias de massa e online estimulam a representação da cidade entre os jovens no rural, em especial a cidade vista ao vivo e em tempo real pelo vídeo.

Biografia do Autor

Ricardo Duarte Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Comunicação

Professor Adjunto (Departamento de Comunicação/Curso Jornalismo/UFV), Doutor em Comunicação (UFMG).

Referências

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. Enciclopédia Einandi, v.5. Portugal: Casa da Moeda, 1985, p.309.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

DURHAN, Eunice. A caminho da cidade: a vida rural e a migração para São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1973, 250p.

FAUSTO NETO, Antonio. Bordas da circulação. Revista Alceu, v.10, n.20, jan-jun 2010, p.55-69.

FRANÇA, Vera Regina Veiga. Representações, comunicações e práticas comunicativas. In: PEREIRA, M.; GOMES, R.C.; FIGUEIREDO, V.L.F. (Orgs.). Comunicação, Representação e Práticas Sociais. Rio de Janeiro, PUC, 2004, p.13-26.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. 8a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, 93p.

GERMANI, Gino. Sociologia de la modernization. Caps. IV, VI e VII. Buenos Aires: Paidós, 1970.

LEFEBVRE, Henry. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991, 230p.

MARTINS, Jose de Souza. A Sociabilidade do Homem Simples – Cotidiano e História na modernidade anômala. São Paulo: Hucitec, 2000, 205p.

RIBEIRO, Luis César de Queiroz; PECHMAN, Roberto. Cidade, povo e nação: gênese do urbanismo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996, 454p.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos, 1978.

SILVA, Ricardo Duarte Gomes. Uma tradução simbólica da metrópole: imagem e discurso dos jovens do contexto popular rural sobre São Paulo e suas interrelações comunicativas com seus parentes: o caso da vila rural de São Domingos, sertão de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Comunicação Rural). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 173p. 2002.

SILVA, Ricardo Duarte Gomes. Juventude em trânsito: atravessamento de sentidos e narrativas televisivas no meio rural. Tese (Doutorado em Comunicação e Sociabilidade). Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

JODELET, Denise. (org.). Les representations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989. Citada por SPINK, Mary Jane (org.) O conhecimento do cotidiano – as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade – Na História e na Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

19/07/18