REDES SOCIAIS, LEITURA E LITERATURA: engajamento e formação de leitores nos perfis da Casa de Cultura Josué Montello e da Biblioteca Pública Benedito Leite no Instagram

Autores

Palavras-chave:

Formação de Leitores. Redes Sociais. Instagram. Casa de Cultura Josué Montello. Biblioteca Pública Benedito Leite.

Resumo

Investigação acerca de Perfis na rede social Instagram como ferramentas de engajamento, promoção da leitura, literatura e formação de novos leitores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter analítico e descritivo das potencialidades de difusão do fomento à leitura por meio dos perfis da “Casa de Cultura Josué Montello” e da “Biblioteca Pública Benedito Leite”, em São Luís, Maranhão. Analisa o engajamento nas redes sociais como estratégia de formação de novos leitores e discute o formato digital como nova prática de consumo da literatura. Utiliza a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) propostas por Recuero, Bastos e Zago (2015), mediante a aplicação de um conjunto de métricas para a descrição das relações, comportamentos, opiniões, dentre outros aspectos inerentes às redes. Resulta na demonstração dos impactos presentes nos dois perfis analisados para formação de leitores por meio de postagens selecionadas que ilustram os objetivos pontuados nesta pesquisa. Aborda as transformações nos contextos da leitura e literatura com o uso intenso de tecnologias, sobretudo de mídias sociais. Aponta a necessidade de novos estudos referentes às relações entre os usos das redes sociais e suas potencialidades enquanto ferramenta de difusão da informação e formação de novos usuários de espaços que possibilitam o acesso a bens culturais literários e efetivam as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e a literatura.

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade. Especializando em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia pela UFMA. Docente do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Bruna Maria Paixão Castelo Branco, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Cultura e Sociedade. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade. Editora do Jornal O Estado do Maranhão

Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade. Especialista Metodologia do Ensino Superior. Especialista em Dança Educacional e Bacharel em Fisioterapia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA)

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Mestre em História (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Patrimônio Cultural

Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Mestre em Estudos Literários (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Patrimônio Cultural

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Publicado

07/10/20