A cultura da tatuagem e a imagem capitalizada no Instagram

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Palavras-chave:

tatuagem, Instagram, imagem, capitalização

Resumo

Este trabalho parte da discussão sobre os padrões estéticos corporais na sociedade ocidental e da influência das disciplinas na forma como elas tomaram conta das estruturas sociais do ocidente. Dessa perspectiva, mencionamos a construção de novos padrões que determinam comportamentos e estéticas na sociedade atual, considerando o ambiente virtual e como novos padrões são construídos nas redes. A análise será feita a partir de páginas selecionadas sobre tatuagem no Instagram e a metodologia apresentada persegue padrões observáveis nessas páginas. Concluímos que o fenômeno da tatuagem passa por um processo de capitalização nesse ambiente em que vigora o que é mais aceito esteticamente pelo mercado e pelos padrões já em vigor na sociedade.

Biografia do Autor

Júlia Cabral Rinaldi, PUC-Campinas

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte e Bacharel em Publicidade e Propaganda (PUC-Campinas).

Tarcisio Torres Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. É membro do corpo docente do mestrado em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais (Unicamp). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, em Goldsmiths, Universidade de Londres. 

Referências

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Publicado

07/10/20