MÚSICA SERTANEJA DIGITAL BRASILEIRA

INTERFACE ENTRE PLAYLISTS, YOUTUBE E ENTRETENIMENTO

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rafael Leite de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o sertanejo Gusttavo Lima no mercado musical digital, a partir da Playlist e do YouTube. Esse foco na música Sertaneja no Brasil, nos permite abranger como os artistas desta área musical utilizam das novas tecnologias para divulgar os seus trabalhos e comercializar as suas imagens. Ocorre uma interface midiática entre playlists, YouTube e entretenimento, algo que nos leva aos textos de Henry Jenkins para entendermos a interação entre mídias e fãs, refletindo sobre o conteúdo midiático e suas distribuições nas mídias, levantar questões sobre o interesse comum da comunidade de fãs e a produção cultural, possibilita tratarmos os movimentos midiáticos usados pelo gênero musical, diante das interações entre mídias e fãs.  Em torno destas interfaces, também refletimos sobre o discurso usado nestes meios com os textos de Eliseo Véron. Enquanto as significações a partir das relações de consumo nas mídias, partimos das ideias baudrillardianas, que nos levaram a analisar o cenário sertanejo no mercado digital e as significações musicais a partir da comunicação no mercado digital.

Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais

Dra. em Comunicação e profa. da UEMG. Líder do grupo de estudos PROLIM. Fotógrafa e editora da Revista Fandom. https://cepccomuemg.wixsite.com/cepccom

Rafael Leite de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Membro do grupo de Estudos PROLIM cadastrado pelo CNPq vinculado ao Centro CEPCCOM da UEMG. Publicitário. 

Downloads

Publicado

14/05/24