Estímulos do consumo algoritmizado na plataforma Shein

Autores

  • Alessandra Barros Marassi Cásper Líbero / ECA-USP

Resumo

O artigo faz uma análise da lógica algorítmica que influencia o comportamento de consumo a partir da observação do aplicativo Shein e de usuários, em especial sobre o fenômeno da marca Miu Miu. As ações comunicacionais da loja em relação com a atividade online dos usuários, geram informações que alimentam os algoritmos do e-commerce que tomam decisões sobre tendências, o que deve ser evidenciado ou não a fim de estimular o consumo. Como metodologia foi realizado um mapeamento das funcionalidades e ações do aplicativo SHEIN bem como das interações publicadas no Instagram e outros ambientes que mencionaram o fenômeno da marca e a visibilidade gerada. Abordamos os estímulos do app (nudging) que influenciam o comportamento de consumo. Por fim entendemos que a lógica algorítmica imbricada no uso do aplicativo fomenta os estímulos de consumo tornando-o algoritmizado.

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Publicado

14/05/24