A rede pública brasileira de rádios e a produção de podcasts

um estudo a partir da Empresa Brasil de Comunicação – EBC

Autores

Resumo

Com o crescimento da podosfera, é possível apontar a importância de uma fértil rede pública na produção e disseminação de podcasts (BONINI, 2020; VICENTE, 2018). Diante disso, este artigo pretende analisar a influência da rede pública de rádios do Brasil no cenário de produção de podcasts. Tendo como percurso metodológico a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), foi mapeada e analisada a produção de podcasts nas sete emissoras vinculadas à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Como principal resultado, identificou-se que a EBC não possui um papel representativo no que tange a produção de podcasts no país. Entretanto, outros setores da comunicação pública podem se destacar nesse cenário, como é o caso das emissoras de rádio universitárias.

Biografia do Autor

João Felipe Lolli, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e bacharel em Jornalismo pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). E-mail: lolli.jf@gmail.com

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Linguística Aplicada (UFMG), com estágio de pós-doutoramento na Universidad de Navarra (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. Integrante do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). E-mail: nairprata@uol.com.br 

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Publicado

14/05/24