O ensino de arte: contextos contemporâneos

Autores

  • Cláudia Regina dos Anjos
  • Sandra Pereira Tosta

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Rede Municipal de Ensino de BH. Escola Plural

Resumo

Este texto é baseado na dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas em 2008. Os objetivos com a investigação foram identificar, descrever e compreender como está sendo apropriado o ensino de Arte no cotidiano de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e, especificamente, no terceiro ciclo de idade de formação, com base nas definições, pressupostos e indicações pedagógicas presentes na LDBEN n. 9.394/96, nos PCN/Arte e no Programa Escola Plural, para o ensino dessa disciplina. Na pesquisa buscamos, assim, aprofundar os modos como essa escola compreende a Arte como área de conhecimento e como ocorre sua inserção nas práticas pedagógicas cotidianas. A metodologia usada foi o estudo de caso, no qual foram feitas observações sistemáticas das práticas cotidianas de ensino de Arte, bem como entrevistas semiestruturadas com estudantes, com uma professora de Arte e com a direção da escola. Além do uso dessas técnicas, foram feitos registros audiovisuais que compõem o texto e ancoram as análises realizadas. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola, bem como os professores e a equipe pedagógica, tem avançado nessa concepção, principalmente no que se refere à organização mais democrática dos tempos/espaços de aprendizagem em Arte. Mas há, ainda, um longo caminho a trilhar para que a Arte seja, de fato, desenvolvida e considerada como área de conhecimento no cotidiano escolar

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