A ATUAÇÃO DA UNESCO COMO DISSEMINADORA DAS DIRETRIZES DO PROCESSO DE BOLONHA EM REGIÕES NÃO EUROPEIAS

Autores

  • Ralf Hermes Siebiger Universidade do Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave:

Unesco. Processo de Bolonha. Políticas de educação superior. Brasil.

Resumo

Neste texto, busca-se evidenciar que a Unesco, por meio de relatórios e, principalmente, de conferências sobre educação superior, tem disseminado os princípios da reforma do Processo de Bolonha a outros contextos educacionais para além da Europa, motivando revisões nos sistemas de educação superior de outras nações, de modo que se tornem compatíveis com a estrutura prevista para o Espaço Europeu de Educação Superior (EEES). O que se questiona, contudo, são os interesses subjacentes das ações da Unesco, considerando que o Processo de Bolonha tem defendido uma concepção de educação superior como serviço de base comercial e que se insere no objetivo de reestabelecer a Europa como a “economia mais dinâmica e competitiva do mundo baseada no conhecimento”.

Biografia do Autor

Ralf Hermes Siebiger, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisador integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD). Professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

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