A ATUAÇÃO DA UNESCO COMO DISSEMINADORA DAS DIRETRIZES DO PROCESSO DE BOLONHA EM REGIÕES NÃO EUROPEIAS
Palavras-chave:
Unesco. Processo de Bolonha. Políticas de educação superior. Brasil.Resumo
Neste texto, busca-se evidenciar que a Unesco, por meio de relatórios e, principalmente, de conferências sobre educação superior, tem disseminado os princípios da reforma do Processo de Bolonha a outros contextos educacionais para além da Europa, motivando revisões nos sistemas de educação superior de outras nações, de modo que se tornem compatíveis com a estrutura prevista para o Espaço Europeu de Educação Superior (EEES). O que se questiona, contudo, são os interesses subjacentes das ações da Unesco, considerando que o Processo de Bolonha tem defendido uma concepção de educação superior como serviço de base comercial e que se insere no objetivo de reestabelecer a Europa como a “economia mais dinâmica e competitiva do mundo baseada no conhecimento”.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.