DOCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA: COMO ELES FALAM DE SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Loriége Pessoa Bitencourt Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Elizabeth D. Krahe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pedagogia universitária. Licenciaturas em Matemática. Significado de ser professor universitário.

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre parte de nossa pesquisa de doutorado concluído
em janeiro de 2014. O objetivo foi analisar o que disseram os docentes de ensino superior sobre suas pedagogias universitárias e o significado de “ser professor em um curso de licenciatura plena em Matemática”. No recorte feito para este artigo, utilizamos os dados coletados por meio do levantamento bibliográfico e das entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 docentes universitários do curso de licenciatura plena em Matemática da Unemat, Campus Universitário de Cáceres. Usamos a análise de conteúdo como procedimento na apreciação dos dados. Nesta pesquisa, mostrou-se que a Pedagogia Universitária (PU) é uma temática pouco presente e explorada nas discussões e práticas dos professores formadores dessa licenciatura. Quando discorrem sobre PU, não usam conceitos alusivos ela, e, sim, à formação de professores na área que atuam, ao ensino universitário, aos estudantes da licenciatura em Matemática, ao quadro docente desse curso e às ações deles, à formação para serem professores formadores da licenciatura, à formação pedagógica necessária para os estudantes que serão futuros professores, dentre outros assuntos. O significado de ser professor formador em uma licenciatura é de grande responsabilidade na formação de novos professores. Essa responsabilidade requer formação continuada que os auxilie, que estabeleça o diálogo reflexivo entre os professores, que promova a troca de experiências e a colaboração como princípio para incrementar a pedagogia universitária desses docentes.

Biografia do Autor

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS/PPGEDU), linha de pesquisa: Universidade: Teoria e Prática. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso, linha de pesquisa: Educação em Ciências. Professora Efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário “Jane Vanini”, Cáceres-MT, curso de licenciatura em Matemática. Pesquisadora
credenciada ao Grupo de Pesquisa sobre Universidade (GEU/Unemat). Líder do Grupo de Pesquisa Docência e Currículo (GDC/Unemat). 

Elizabeth D. Krahe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Associada III da Faculdade de Educação da UFRGS. Membro da Latin
American Studies Association (LASA). Membro da Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior (Ries).

Downloads

Edição

Seção

Artigos