DOCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA: COMO ELES FALAM DE SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS
Palavras-chave:
Pedagogia universitária. Licenciaturas em Matemática. Significado de ser professor universitário.Resumo
Neste artigo, refletimos sobre parte de nossa pesquisa de doutorado concluído
em janeiro de 2014. O objetivo foi analisar o que disseram os docentes de ensino superior sobre suas pedagogias universitárias e o significado de “ser professor em um curso de licenciatura plena em Matemática”. No recorte feito para este artigo, utilizamos os dados coletados por meio do levantamento bibliográfico e das entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 docentes universitários do curso de licenciatura plena em Matemática da Unemat, Campus Universitário de Cáceres. Usamos a análise de conteúdo como procedimento na apreciação dos dados. Nesta pesquisa, mostrou-se que a Pedagogia Universitária (PU) é uma temática pouco presente e explorada nas discussões e práticas dos professores formadores dessa licenciatura. Quando discorrem sobre PU, não usam conceitos alusivos ela, e, sim, à formação de professores na área que atuam, ao ensino universitário, aos estudantes da licenciatura em Matemática, ao quadro docente desse curso e às ações deles, à formação para serem professores formadores da licenciatura, à formação pedagógica necessária para os estudantes que serão futuros professores, dentre outros assuntos. O significado de ser professor formador em uma licenciatura é de grande responsabilidade na formação de novos professores. Essa responsabilidade requer formação continuada que os auxilie, que estabeleça o diálogo reflexivo entre os professores, que promova a troca de experiências e a colaboração como princípio para incrementar a pedagogia universitária desses docentes.
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