A atuação do psicopedagogo com crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): intervenção necessária para pais e educadores

Autores

  • Aparecida da Paixão Correia
  • Tatiana Corrêa Linhares

Palavras-chave:

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Dificuldades de aprendizagem. Psicopedagogia.

Resumo

Uma grande preocupação de pais e professores é o comportamento desatento, impulsivo ou hiperativo que algumas crianças apresentam no contexto escolar, implicando, muitas vezes, dificuldades no processo de aprendizagem. Neste estudo, faz-se uma revisão na literatura sobre as crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), apontando a relação entre o comportamento e o fracasso delas no ambiente educacional. O objetivo é refletir sobre os pontos relacionados e a intervenção do psicopedagogo, visto que tanto pais como professores demandam a atuação desse profissional para a orientação sobre a forma mais coerente de lidar com a criança que apresenta esse tipo de transtorno.

Biografia do Autor

Aparecida da Paixão Correia

Graduada em Pedagogia. Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Fumec.

Tatiana Corrêa Linhares

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Psicomotricidade pela
Faculdade do Noroeste de Minas e em Saúde Materno-Infantil, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde,
pelo convênio do Ministério da Saúde e Hospital Municipal Odilon Behrens.

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Publicado

28/06/16

Edição

Seção

Artigos