Catolicismo e Educação: demandas educacionais no Jornal O Operário, da Confederação Católica do Trabalho (Belo Horizonte, 1919-1929)

Autores

  • Renata Garcia Campos Duarte Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Estácio BH) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité)

Palavras-chave:

Belo Horizonte. Confederação Católica do Trabalho. Educação. Igreja Católica. Imprensa Operária.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as demandas educacionais contidas no jornal O Operário, da Confederação Católica do Trabalho, associação operária criada em Belo Horizonte, no ano de 1919, cuja atuação foi importante no movimento operário da capital mineira ao longo da década de 1920. Baseava-se nos pressupostos da encíclica papal Rerum Novarum, e seu objetivo principal era colaborar na solução da questão operária em harmonia com as classes sociais. Funcionava como uma espécie de mediadora pacífica entre a classe operária e o poder público. Se este a apoiava enquanto meio de controle do operariado, principalmente frente a “ameaças” ideológicas que rondavam o mundo, por sua vez, a Confederação barganhava algumas demandas junto ao poder público. Através de seu jornal, O Operário, a Confederação Católica do Trabalho reforçou seu alinhamento em relação às ações governamentais. Foram analisadas 82 edições deste impresso, a partir das quais efetuou-se um levantamento dos artigos que abordavam o conteúdo “demandas educacionais”, observando sua frequência e os organizando em temas. Sete artigos foram localizados: quatro sobre ensino primário, um sobre escola maternal, um sobre bibliotecas, e outros três sobre demandas diversas. Constatou-se que as demandas apresentadas não contrariavam as políticas públicas educacionais, ao contrário, dialogavam com estas na medida em que a instrução, em especial a alfabetização, era compreendia como prerrogativa para o progresso das classes tidas como “populares”, sendo destacadas algumas ações do Estado em prol da educação.

Biografia do Autor

Renata Garcia Campos Duarte, Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Estácio BH) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Estácio BH) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité). Bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

04/11/20

Edição

Seção

Artigos