A circulação de um modelo pedagógico: a escola americana e a reforma do ensino público, em São Paulo e em Curitiba

Autores

  • Geyza Spitz Alcoforado de Abreu Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Escola Americana. Paraná. Presbiterianismo.

Resumo

Essa pesquisa, pautada na presença de protestantes norte-americanos no Paraná, contribui para a análise do modelo escolar norte-americano implantado no Brasil por missionários presbiterianos, a partir da reconstituição histórica da Escola Americana de Curitiba, no período compreendido entre 1892 e 1934, que começou como uma filial da Escola Americana de São Paulo, posteriormente denominada Mackenzie College. No final do séc. XIX, no Brasil, inúmeras foram as propostas inspiradas no exemplo dos povos mais avançados para a tentativa de modernização da sociedade brasileira. A universalização do ensino primário que estava ocorrendo em alguns países europeus e dos Estados Unidos, despertou o interesse dos republicanos brasileiros, de diversas vertentes ideológicas, que acreditavam na escola como um meio fundamental para modernização do país. Para apreender os processos de circulação dos padrões escolares norte- -americanos, a proposta deste texto é apresentar as razões do investimento presbiteriano no Paraná; analisar o processo de implantação da Escola Americana de Curitiba; bem como verificar as repercussões do modelo escolar norte-americano no âmbito da cultura paranaense. Este estudo permitiu compreender a presença de um padrão pedagógico diferençado no Paraná. Possibilitou ainda interrogar o caminho percorrido pelas reformas do ensino público paranaense, no início do século XX, que não tomou a Escola Americana de Curitiba como referente, mas sim a escola pública paulista na qual uma cultura pedagógica americanista estava sendo sedimentada.

Biografia do Autor

Geyza Spitz Alcoforado de Abreu, Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

04/11/20

Edição

Seção

Artigos