Igreja, Estado e Educação: permanências, laicidade e disputas pelo espaço público

Autores

  • Loyde Anne Carreiro Silva Veras

Palavras-chave:

Escola protestante. Espaço público. Conflitos religiosos.

Resumo

Nesse artigo, destaca-se as contradições gestadas entre o aparelho do Estado e a religião, da Colônia ao Império e do Império à República. Uma relação que se apresenta em nuances diferentes dependendo do momento e espaço históricos, mas onde é possível perceber as escolas sempre como um instrumento caro e, por isso, campo de disputa entre agentes em conflito. A laicidade do Estado brasileiro, promulgada pela Constituição de 1891, e o processo de secularização da sociedade servem como ponto referencial para discutir o lugar ocupado por escolas confessionais protestantes, em meio às disputas pelo espaço público. Em uma perspectiva micro social, toma-se como expressão dessa relação as experiências de escolas internatos no interior do Maranhão, na década de 1930, destacando a necessidade de um olhar mais atento à conexão entre o Estado, a religião e a educação, que não está resumida à presença ou não do Ensino Religioso nas escolas, embora esta evidencie uma forte relação ainda não superada. Aponto, contudo, para a percepção histórica do lugar das escolas confessionais na própria configuração da sociedade às novas demandas legais, sociais, religiosas e culturais e o que sua presença veio a significar em âmbitos locais

Biografia do Autor

Loyde Anne Carreiro Silva Veras

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Mestre em Educação pela PUCPR; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; desenvolve pesquisa na área de História da Educação com ênfase em escritos autobiográficos, relações de gênero (história das mulheres) e educação protestante.

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Publicado

04/11/20

Edição

Seção

Artigos