Adaptação transcultural do self reported activity settings (SEAS) para o Brasil

Autores

  • Caroline Fernanda Bella Peruzzo
  • Claudia Maria Simões Martinez
  • Luzia Iara Pfeifer

Palavras-chave:

self-reported experiences of activity settings, adaptação transcultural, jovens, lazer

Resumo

O Self-reported Experiences of Activity Settings (SEAS) é uma medida de autorrelato para compreender situações vivenciadas por crianças e jovens com e sem
deficiência em contextos recreativos e de lazer. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do SEAS para a população brasileira. Método: Estudo metodológico
de adaptação transcultural, sendo realizadas as seguintes etapas: Preparação, Tradução Inicial, Síntese da Tradução, Retrotradução, Comitê de especialistas,
Desdobramento cognitivo, submissão e aprovação pelos autores. Resultados: Houve consenso nas áreas: semântica, idiomática, experimental e conceitual.

Quanto ao desdobramento cognitivo, 76,2% dos participantes (21 jovens, com e sem deficiências) compreenderam muito bem as questões e 80,9% julgaram o tamanho do instrumento adequado, revelando boa aceitação. A versão final foi enviada e aprovada pelos autores do instrumento. Conclusão: A versão adaptada transculturalmente para crianças e jovens brasileiros manteve equivalência com a versão original, demonstrando estar adequada para análises
psicométricas, para ser validada para o Brasil.

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Bella Peruzzo

Terapeuta Ocupacional, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Claudia Maria Simões Martinez

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação Especial, Doutora em Educação em Metodologia do Ensino pela UFSCar. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos.

Luzia Iara Pfeifer

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação Especial, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunto A da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pela Deakin University, Geelong - Austrália (2010), e Livre Docência pela FMRP-USP (2015)

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Publicado

11/11/22

Edição

Seção

Artigos