Análise das práticas pedagógicas relacionadas ao patrimônio cultural

Autores/as

  • Gilmara de Cássia Machado

Palabras clave:

Patrimônio cultural. Educação patrimonial. Práticas pedagógicas.

Resumen

Esta pesquisa teve como universo de investigação o sistema regular de ensino fundamental municipal de Belo Horizonte. Tal investigação visou contribuir para o desenvolvimento do conhecimento voltado para as práticas escolares cotidianas, buscando compreender as ações que configuram o dia a dia da experiência dos professores da rede municipal no que tange à temática da educação patrimonial. Para tanto, foi investigado um projeto de educação patrimonial que, de forma direta ou indireta, envolveu docentes e escolas da rede municipal em questão. Cabe ressaltar que, neste trabalho, apresenta-se parte dos dados coletados. Verificou-se que as repercussões do projeto no cotidiano da prática escolar da rede de ensino em questão foram frágeis e que os conceitos de patrimônio cultural material e imaterial apresentam-se pouco sistematizados entre os docentes investigados, demonstrando sensível distância daqueles elaborados na produção existente sobre o tema.

Biografía del autor/a

Gilmara de Cássia Machado

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. 

Número

Sección

Artigos