ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DESAFIOS NA CONSTITUIÇÃO DAS REDES DE SIGNIFICAÇÃO

Auteurs-es

  • Viviane Ribeiro de Souza Cabral
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação matemática. Sentido e significado. Interações na sala de aula. Práticas de numeramento.

Résumé

Neste artigo, analisam-se os enunciados recorrentemente proferidos por alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando confrontados com a abordagem escolar da matemática. Nessa análise, desnaturalizando tais enunciados, discute-se a força da ideologia que neles ecoa, a qual define os modos como alunos e alunas da EJA se posicionam diante da matemática e de seu aprendizado escolar, e que interfere na urdidura das redes de significação que podem ser tecidas nos processos de ensinoeaprendizagem de matemática nesse contexto. Tal desnaturalização parece decisiva para a proposição de alternativas para a Educação Matemática de Jovens e Adultos que confiram a educadores e educandos o papel de sujeitos desses processos.

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Publié-e

30/12/09

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