Motivações para comprar objeto de luxo: Bolsas LV

Autores

  • Luis Fernando Hor-Meyll Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Adriana Monteiro Schorr LCM Treinamento Empresarial Ltda Diretora
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1153

Palavras-chave:

motivação, objetos de luxo, grupos de referência, influência normativa, cadeias meios-fim

Resumo

Este estudo exploratório investigou motivações que levam mulheres de classe média a adquirir um objeto de luxo, apesar do impacto da compra em seu orçamento. Baseado no modelo das cadeias meios-fim, conduziram-se entrevistas com 15 mulheres que adquiriram algum modelo genuíno de bolsa Louis Vuitton. Os resultados sugerem que os grupos de referência exercem tanto influência normativa quanto de identificação na decisão de compra. Mais importante do que os atributos do acessório declarados, as mulheres entrevistadas consideram que a posse e a ostentação da bolsa conferem a elas status e prestígio em seus grupos de referência, criando também a sensação de serem aceitas em grupos de aspiração, elevando a autoestima e levando-as a se perceberem profissionalmente bem sucedidas, valores individuais que parecem ser os reais motivadores da decisão de compra.

Biografia do Autor

Luis Fernando Hor-Meyll, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ)

Professor Assistente

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Adriana Monteiro Schorr, LCM Treinamento Empresarial Ltda Diretora

Mestre em Administração de Empresas (PUC-RJ)

Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração (Mackenzie)

Professor Assistente

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

08/10/12

Edição

Seção

Artigos