Motivações para comprar objeto de luxo: Bolsas LV
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1153Palavras-chave:
motivação, objetos de luxo, grupos de referência, influência normativa, cadeias meios-fimResumo
Este estudo exploratório investigou motivações que levam mulheres de classe média a adquirir um objeto de luxo, apesar do impacto da compra em seu orçamento. Baseado no modelo das cadeias meios-fim, conduziram-se entrevistas com 15 mulheres que adquiriram algum modelo genuíno de bolsa Louis Vuitton. Os resultados sugerem que os grupos de referência exercem tanto influência normativa quanto de identificação na decisão de compra. Mais importante do que os atributos do acessório declarados, as mulheres entrevistadas consideram que a posse e a ostentação da bolsa conferem a elas status e prestígio em seus grupos de referência, criando também a sensação de serem aceitas em grupos de aspiração, elevando a autoestima e levando-as a se perceberem profissionalmente bem sucedidas, valores individuais que parecem ser os reais motivadores da decisão de compra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.