CONCEPÇÕES DE SUCESSO E DE FRACASSO EMPREENDEDOR
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.1797Palavras-chave:
Empreendedorismo. Concepções de sucesso. Concepções de fracasso. Empreendedores iniciantes. Empreendedores habituais.Resumo
Sucesso e fracasso no âmbito do empreendedorismo são conceitos que abrangem subjetividade, pois sua significação está vinculada ao indivíduo. O presente estudo teve como objetivo identificar diferenças de concepções de sucesso e de fracasso entre empreendedores iniciantes, aqueles que possuem um empreendimento no presente, mas que não tinham experiência empreendedora prévia e, habituais, aqueles que já empreenderam duas ou mais vezes ao longo de suas vidas. Com vistas a atender ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória que contemplou dez entrevistas com empreendedores iniciantes e habituais do segmento de alimentação na cidade de Maringá-PR. O estudo mostrou que existem diferenças significativas entre os empreendedores iniciantes e habituais no que diz respeito às concepções de sucesso e de fracasso. Complementarmente, os resultados mostraram que a concepção de sucesso para esses empreendedores não é transiente, mas construída ao longo da trajetória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.