COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: ESTUDO COM ALUNOS DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Gleice Maria Silva Xavier Faculdade Adventista da Bahia
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar
  • Fernanda Fernandes Gurgel Universidade Potiguar
  • Vanessa Medeiros Carvalho Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i4.1881

Palavras-chave:

Conhecimento. Competência informacional. Administrador.

Resumo

Em sintonia com os fundamentos desenvolvidos por estudiosos do tema competência, a presente pesquisa corrobora com o pensamento de que a capacidade para lidar com os produtos informacionais, passa a integrar o conjunto de competências profissionais necessárias para que o Administrador esteja preparado para atuar de forma estratégica nessa desafiadora realidade. Assim, analisar a percepção de concluintes de um curso de Administração de IES privada da cidade de Salvador, quanto ao seu nível de competência informacional, configura-se o principal objetivo deste artigo. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo, assumindo também características de estudo de caso. Os principais resultados demonstram que das nove categorias analisadas, a média mais alta foi da categoria utilizar e mais baixa foi referente a categoria organizar. Conclui-se que o nível de competência informacional se enquadrou entre os estágios competente e proficiente, com base no modelo Seven Pillars desenvolvido pela Society of College, National and University Libraries - SONUL.

Biografia do Autor

Gleice Maria Silva Xavier, Faculdade Adventista da Bahia

Mestre em Administração pela UNP - Universidade Potiguar. Possui graduação em Administração pela FACULDADE ADVENTISTA DE ADMINISTRAÇÃO DO NORDESTE (2004). Possui especialização em Gestão em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Atua como Docente no Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Professora do Curso de Adminstração da Faculdade Adventista da Bahia.

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Mestre em Sociologia e doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará;

Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UnP)

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Potiguar

Doutora em Psicologia Social pela  UFRN-UFPB.

Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UnP)

Vanessa Medeiros Carvalho, Universidade Potiguar

Mestranda do curso de Administração na Universidade Potiguar (UnP)

Professora  da Universidade Potiguar

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Publicado

21/03/18