MÉTODOS MISTOS E ANÁLISE DE RELACIONAMENTOS DE NEGÓCIOS

Autores

  • Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i3.2274

Palavras-chave:

Pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, métodos de pesquisa, imersão social, capacidades

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de condução de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para análise de relacionamentos de negócio e seu impacto na aquisição de capacidades por firmas do setor calçadista de Nova Serrana. A pesquisa quantitativa avaliou hipóteses que afirmam ser a imersão social relacionada positivamente com as capacidades das firmas. A seguir, a pesquisa qualitativa avaliou, por meio de entrevistas em profundidade, esses relacionamentos e descreveu as capacidades adquiridas. A principal conclusão dessa experiência de pesquisa é que a combinação de métodos efetivamente revela e amplia, pelo menos na análise de relacionamentos de negócios, no caso do trabalho relatado, novos aspectos do fenômeno.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Doutor em Administração - UFMG

Professor Adjunto I - UFSJ

Downloads

Publicado

27/12/14

Edição

Seção

Artigos