MÉTODOS MISTOS E ANÁLISE DE RELACIONAMENTOS DE NEGÓCIOS

Auteurs-es

  • Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i3.2274

Mots-clés :

Pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, métodos de pesquisa, imersão social, capacidades

Résumé

Este trabalho relata uma experiência de condução de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para análise de relacionamentos de negócio e seu impacto na aquisição de capacidades por firmas do setor calçadista de Nova Serrana. A pesquisa quantitativa avaliou hipóteses que afirmam ser a imersão social relacionada positivamente com as capacidades das firmas. A seguir, a pesquisa qualitativa avaliou, por meio de entrevistas em profundidade, esses relacionamentos e descreveu as capacidades adquiridas. A principal conclusão dessa experiência de pesquisa é que a combinação de métodos efetivamente revela e amplia, pelo menos na análise de relacionamentos de negócios, no caso do trabalho relatado, novos aspectos do fenômeno.

Biographie de l'auteur-e

Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Doutor em Administração - UFMG

Professor Adjunto I - UFSJ

Téléchargements

Publié-e

27/12/14

Numéro

Rubrique

Artigos