PATROCÍNIO ESPORTIVO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO FORNECEDOR-CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL E NA EUROPA

Autores

  • Ary José Rocco Jr Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)
  • Sérgio Settani Giglio Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • Leandro Carlos Mazzei Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.2328

Palavras-chave:

Patrocínio Esportivo, Gestão do Esporte, Clubes Esportivos, Comunicação Esportiva, Fornecedores Esportivos

Resumo

O patrocínio esportivo oferece oportunidades para empresas divulgarem marcas e produtos e gera importante receita para as entidades que atuam no esporte. No Brasil, as ações de patrocínio ainda não aproveitam todo seu potencial estratégico em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Pretendemos, através da análise histórica comparativa das relações existentes entre fornecedores de artigos esportivos e agremiações de futebol no Brasil e na Europa, demonstrar que a gestão do esporte ainda não consegue aproveitar estrategicamente esse potencial. Foram pesquisadas de 1982 a 2013 as relações de patrocínio existentes entre fornecedoras de material esportivo e clubes de futebol em 12 equipes brasileiras e 10 agremiações europeias. O objetivo deste artigo é demonstrar que uma visão estratégica das relações de patrocínio entre fornecedores de material esportivo e equipes que utilizam seus produtos pode gerar uma maximização dos resultados econômico, financeiro e esportivo das partes envolvidas.

Biografia do Autor

Ary José Rocco Jr, Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Professor do Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor RTC – Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Bacharel em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fundação Cásper Líbero.

Sérgio Settani Giglio, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Doutor em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Leandro Carlos Mazzei, Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor do Programa de Mestrado em Administração (Gestão) do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorando da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) e da Vrije Universiteit Brussel (VUB) (Bélgica).

Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal (FADEUP).

Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP).

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Publicado

28/11/14

Edição

Seção

Artigos