PESQUISA CIENTÍFICA EM MARKETING DE SERVIÇOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i1.2831Palavras-chave:
Marketing de serviços, pesquisa bibliométrica, declínio da produção nacional, tendências, BrasilResumo
Este estudo objetiva investigar a produção no campo de marketing de serviços no Brasil. Para isto foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo e quantitativo por meio de um levantamento bibliométrico. Foram analisados 206 artigos publicados nos congressos EnANPAD e EMA e em periódicos A2 e B1 Qualis/Capes nacionais no ano de 2013. Os objetivos específicos são: 1) levantar a evolução histórica do marketing de serviços no Brasil, por meio da análise dos principais artigos produzidos, de maneira a erigir o estado da arte do tema no país; 2) identificar as principais categorias teóricas pesquisadas e; 3) sugerir tendências de estudo à área com base na produtividade nacional, observando-se, igualmente, o contexto internacional. Dentre os achados destacam-se: baixa originalidade dos estudos nacionais, ausência de posicionamento teórico nos trabalhos, declínio da produção acadêmica e forte ligação entre marketing de serviços e áreas de marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Ao final, são observadas tendências para pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.