O PRAGMATISMO DOS FILÓSOFOS DO CAPITALISMO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA RELACIONADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP/SP.
  • Jorge Miklos Universidade Paulista - UNIP/SP.
  • Homero Leoni Bazanini Universidade Paulista - UNIP/SP.
  • Nathalia Caroline Santana Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.2958

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ensino-Aprendizagem, Filosofia da Administração, Pragmatismo.

Resumo

O artigo discute alternativas para a construção de alternativas pedagógicas no tratamento de temas transversais no ensino-aprendizagem de filosofia em cursos de gestão dos negócios. Nas pesquisas em administração, inúmeros autores afirmam que a Administração de Empresas deveria ser mais bem entendida mais como uma prática do que como uma ciência, visto que, uma prática é sempre orientada para uma situação de diagnóstico, que se estabelece a partir do momento em que um problema é detectado e precisa ser resolvido. O problema central da pesquisa está em encontrar respostas para a questão: quais conteúdos filosóficos e metodologias podem se tornar adequados para o ensino/aprendizagem de filosofia nos cursos de administração? Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, análise pós-factum, o objetivo da pesquisa, inicialmente, buscou identificar a percepção dos alunos e professores do curso de administração pertencentes a uma universidade localizada no Grande ABC, para posteriormente, submeter os pesquisados ao ensino de filosofia com o emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na perspectiva da visão empreendedora. Os resultados da pesquisa apontam a importância do emprego da ABP para dinamizar o conteúdo filosófico como prática executiva dos educandos. 

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP/SP.

Publlcitario. Bacharel em Administração, Pedagogia e Filosofia. Mestre em Comunicação Social. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Jorge Miklos, Universidade Paulista - UNIP/SP.

Bacharel em história e ciências sociais. Mestre em Ciência da Religião. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação Social.

Homero Leoni Bazanini, Universidade Paulista - UNIP/SP.

Jornalista e psicólogo. Mestre em Comunicação Social. Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Paulista - UNIP

Nathalia Caroline Santana, Universidade Paulista - UNIP

Graduanda em administração na Universidade Paulista - 

Downloads

Publicado

21/03/18