O PRAGMATISMO DOS FILÓSOFOS DO CAPITALISMO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA RELACIONADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.2958Palavras-chave:
Empreendedorismo, Ensino-Aprendizagem, Filosofia da Administração, Pragmatismo.Resumo
O artigo discute alternativas para a construção de alternativas pedagógicas no tratamento de temas transversais no ensino-aprendizagem de filosofia em cursos de gestão dos negócios. Nas pesquisas em administração, inúmeros autores afirmam que a Administração de Empresas deveria ser mais bem entendida mais como uma prática do que como uma ciência, visto que, uma prática é sempre orientada para uma situação de diagnóstico, que se estabelece a partir do momento em que um problema é detectado e precisa ser resolvido. O problema central da pesquisa está em encontrar respostas para a questão: quais conteúdos filosóficos e metodologias podem se tornar adequados para o ensino/aprendizagem de filosofia nos cursos de administração? Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, análise pós-factum, o objetivo da pesquisa, inicialmente, buscou identificar a percepção dos alunos e professores do curso de administração pertencentes a uma universidade localizada no Grande ABC, para posteriormente, submeter os pesquisados ao ensino de filosofia com o emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na perspectiva da visão empreendedora. Os resultados da pesquisa apontam a importância do emprego da ABP para dinamizar o conteúdo filosófico como prática executiva dos educandos.
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