APOIO À DECISÃO DE COMPRA NA INDÚSTRIA DE CIMENTOS E DERIVADOS

Autores

  • Renan Felinto de Farias Aires Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEPAD/UFRN e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN
  • Leonardo Gevezier Braga
  • Jose Camelo Silveira Neto
  • Afrânio Galdino de Araújo Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3480

Resumo

O setor da construção civil é um dos mais dinâmicos setores da economia brasileira, impactando toda a complexa cadeia de atividades ligadas à construção, como, por exemplo, a produção de cimento. Assim, todas as indústrias ligadas à produção desse material necessitam tomar decisões da melhor maneira de forma a competirem no acirrado mercado brasileiro de cimento - quarto maior produtor do mundo. Por conta disso, o objetivo deste estudo é desenvolver um modelo multicritério para apoiar a compra de uma linha de ensacamento e paletização de pós para uma indústria de cimentos e derivados. Para isso, este estudo de caso exploratório empregou o método ELECTRE II ao problema a partir de quatro critérios. O resultado é apresentado por meio de um ranking das alternativas estudadas e as implicações deste. Concluiu-se que os resultados apresentados foram satisfatórios devido à robustez e a implicação prática dos mesmos.

Biografia do Autor

Renan Felinto de Farias Aires, Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEPAD/UFRN e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

 

 

Leonardo Gevezier Braga

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN)

Jose Camelo Silveira Neto

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN)

Afrânio Galdino de Araújo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEP/UFPE)

Downloads

Publicado

29/03/17