Fatores que Afetam a Adoção da Internet Móvel

Autores

  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Fernanda Leão Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3643

Palavras-chave:

Internet Móvel, Aceitação de Tecnologias, Difusão de Inovações, Comportamento do Consumidor, Intenção de Uso

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções do consumidor ao avaliar a tecnologia de internet móvel, identificando os fatores que promovem a adoção deste serviço. É utilizada uma extensão do Modelo de Aceitação de Tecnologia (DAVIS, 1989), incorporando outros antecedentes que a literatura indica como relevantes para a avaliação do consumidor de serviços de internet móvel (como experiência com a internet, qualidade de conteúdo percebida, diversão percebida, qualidade do sistema percebida e nível de preço percebido). O teste das hipóteses foi feito utilizando equações estruturais com uma amostra de 305 consumidores. Os resultados destacam o papel da atitude como mediadora na explicação da intenção de uso da internet móvel. Além disso, a atitude foi notadamente mais influenciada pela utilidade percebida do que pela diversão percebida ou facilidade de uso percebida, com o nível de preço percebido não apresentando nenhum efeito significativo. 

Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Professor Adjunto e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. 

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduada em Licenciatura em Artes Plástica (Desenho Geométrico) pela UFRJ. Professora de Extensão da PUC-Rio e Professora Assistente do IBMEC-RJ.

Fernanda Leão Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio pela PUC-Rio. Professora de Extensão da PUC-Rio e professora convidada do MBA FGV Management da Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Publicado

29/03/17