Fatores que Afetam a Adoção da Internet Móvel
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3643Palavras-chave:
Internet Móvel, Aceitação de Tecnologias, Difusão de Inovações, Comportamento do Consumidor, Intenção de UsoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções do consumidor ao avaliar a tecnologia de internet móvel, identificando os fatores que promovem a adoção deste serviço. É utilizada uma extensão do Modelo de Aceitação de Tecnologia (DAVIS, 1989), incorporando outros antecedentes que a literatura indica como relevantes para a avaliação do consumidor de serviços de internet móvel (como experiência com a internet, qualidade de conteúdo percebida, diversão percebida, qualidade do sistema percebida e nível de preço percebido). O teste das hipóteses foi feito utilizando equações estruturais com uma amostra de 305 consumidores. Os resultados destacam o papel da atitude como mediadora na explicação da intenção de uso da internet móvel. Além disso, a atitude foi notadamente mais influenciada pela utilidade percebida do que pela diversão percebida ou facilidade de uso percebida, com o nível de preço percebido não apresentando nenhum efeito significativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.