A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Autores

  • David Ewing Archibald Macintyre Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i2.415

Palavras-chave:

ambientes competitivos internacionais, internacionalização

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades que as empresas brasileiras encontram, no processo de internacionalização, para identificar, analisar, entender e se adaptar às mutações dos seus diversos ambientes. Segundo Kotabe e Helsen (1998), “uma organização que quer se internacionalizar deve ter bem definidas algumas estratégias: o mercado/produto-alvo; os objetivos do mercado-alvo; as estratégias de entrada em novos mercados; a hora de entrar; o plano de marketing mix e o sistema de controle a ser utilizado para monitorar a performance nos novos mercados”. Muitas empresas brasileiras adentram o mercado internacional sem realmente conhecer o que vão encontrar pela frente, daí o insucesso de inúmeras tentativas de internacionalização. De acordo com Kotler (2000, p.158), "as empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus negócios. Elas reconhecem que o ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças e compreendem a importância de continuamente monitorar e se adaptar ao ambiente".

Biografia do Autor

David Ewing Archibald Macintyre, Universidade FUMEC

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Publicado

31/12/05

Edição

Seção

Artigos