A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i2.415Palavras-chave:
ambientes competitivos internacionais, internacionalizaçãoResumo
O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades que as empresas brasileiras encontram, no processo de internacionalização, para identificar, analisar, entender e se adaptar às mutações dos seus diversos ambientes. Segundo Kotabe e Helsen (1998), “uma organização que quer se internacionalizar deve ter bem definidas algumas estratégias: o mercado/produto-alvo; os objetivos do mercado-alvo; as estratégias de entrada em novos mercados; a hora de entrar; o plano de marketing mix e o sistema de controle a ser utilizado para monitorar a performance nos novos mercados”. Muitas empresas brasileiras adentram o mercado internacional sem realmente conhecer o que vão encontrar pela frente, daí o insucesso de inúmeras tentativas de internacionalização. De acordo com Kotler (2000, p.158), "as empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus negócios. Elas reconhecem que o ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças e compreendem a importância de continuamente monitorar e se adaptar ao ambiente".Downloads
Publicado
31/12/05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.