ANTECEDENTES DA LEALDADE EM SERVIÇOS DE HOTELARIA PARA NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i1.436Palavras-chave:
Antecedentes da lealdade, hotelaria de negócios, comportamento do consumidorResumo
Este artigo teve como objetivo investigar os antecedentes da lealdade dos hóspedes na visão dos gerentes de hotéis voltados para o turismo de negócios. A pesquisa foi qualitativa exploratória, empírica com uma amostra escolhida por conveniência. Como resultado, foi proposto um modelo estrutural de influências onde a lealdade é função da satisfação, comprometimento, custos, benefícios sociais, benefícios de tratamento, benefícios de confiança e qualidade percebida. O comprometimento dos clientes foi percebido como um conceito intimamente ligado à lealdade (quem tem comprometimento, tem lealdade e vice e versa). Notou-se também que havendo qualidade, haverá confiança e que quanto maior a qualidade percebida, maior será o custo esperado. Nele, os benefícios sociais geram insatisfação quando estão aquém do esperado, mas não geram satisfação quando dentro do esperado. Finalmente, quanto maior for o benefício (incluindo a qualidade) e menor o custo em relação ao mercado, maior será a lealdade (circunstancial) e o comprometimento.Downloads
Publicado
30/06/07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.