MARKETING EM PROFISSÕES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A IMAGEM DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Gustavo Quiroga Souki Universidade FUMEC
  • Ana Paula Lima de Almeida Amorim Universidade FUMEC
  • Kamila Tôrres Madureira Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i3.449

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a imagem da Fisioterapia com ênfase na profissão e no profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de entrevistas em profundidade e da técnica de construção de desenhos, envolvendo diversos públicos relacionados com a Fisioterapia. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e classificadas de acordo com as dimensões emocionais, simbólicas, cognitivas e funcionais da imagem, conforme proposto por De Toni, Milan e Schuler (2004, 2005). Constatou-se a existência de uma nebulosidade entre a Fisioterapia e outras profissões, que vários públicos relacionados desconhecem as atribuições desses profissionais, e que o atendimento em massa pode gerar emoções negativas e contribuir para falta de confiança do paciente com relação ao profissional e ao tratamento. Vale ressaltar que tais informações podem ser úteis para formular e implementar estratégias de marketing mais eficazes para a profissão e o profissional da área de Fisioterapia.

Biografia do Autor

Gustavo Quiroga Souki, Universidade FUMEC

Ana Paula Lima de Almeida Amorim, Universidade FUMEC

Kamila Tôrres Madureira, Universidade FUMEC

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Publicado

31/12/07

Edição

Seção

Artigos