RACIONALIDADE E IRRACIONALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: AS CONTRIBUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO E DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v9i4.474Resumo
As organizações gerenciam o desempenho dos seus trabalhadores definindo metas e utilizando modernas ferramentas de planejamento, monitoramento e controle, como um esforço para obter vantagens competitivas e sustentáveis. Para a efetividade desse sistema de administração, a ciência aplicada tem se dedicado à produção de instrumentos capazes de adequar individualmente as responsabilidades e os resultados pretendidos e assegurar os resultados. Ocorre que o ambiente corporativo é determinado por contingências de difícil identificação, previsibilidade e gerenciamento. Esse esforço pode ocorrer em contraposição à resistência inconsciente dos indivíduos para atuar com a racionalidade esperada. A teoria freudiana (psicanálise) aparece como alternativa para a compreensão dos processos mentais de gênese inconsciente, que escapam à razão e à vontade. As conclusões levaram em conta a relação estreita, dialética, conflitiva e indissociável, entre o indivíduo e a organização.Downloads
Publicado
31/12/08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.