REDE DE PRODUTORES RURAIS E GESTÃO DOS RECURSOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i1.502Resumo
As mudanças no cenário competitivo mundial tornaram difícil a sobrevivência das organizações. Embora haja diferentes fatores que influenciam o desempenho das empresas, a compreensão dos recursos considerados como estratégicos é fundamental para a manutenção das vantagens competitivas. Na cadeia da carne, a ausência da coordenação e da cooperação é um problema clássico. Este estudo pretende identificar como um grupo de produtores da carne tem respondido às demandas ambientais na cadeia da carne. Para compreender esta situação, a teoria de RBV, associada com a de rede, foi utilizada para analisar como foi promovida e organizada uma rede dos interesses que visam a obter uma melhor posição competitiva. Os fatores principais de sustentabilidade estratégica são a raridade e a escassez dos recursos. O uso de ambas as teorias fornece a compatibilidade para melhor compreender o relacionamento entre recursos e sua aplicação eficaz.Downloads
Publicado
31/03/10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.