Métodos de tomada de decisão envolvendo especialistas
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i2.5784Palavras-chave:
Processo decisório, Métodos de tomada de decisão, Julgamento de especialistas, Influência do decisor, Avaliação de campanhas de marketingResumo
Com base nos estudos de Mostaghimi (2001), este artigo teve como objetivo verificar algumas hipóteses apresentadas pelo autor a fim de investigar as implicações de diferentes processos decisórios com o apoio de especialistas. Tratou-se de um estudo de caso que envolveu dados qualitativos e quantitativos. O experimento empírico realizado constituiu-se de uma dinâmica cuja proposta era avaliar e atribuir prêmios a campanhas de marketing de empresas simuladas. Sob a coordenação do decisor, foram adotados diferentes métodos para tomada de decisão em que a opinião dos especialistas era utilizada de maneiras distintas. Com essa pesquisa, chegou-se à conclusão de que o modo como as informações são coletadas exerce impacto sobre a decisão. Os resultados variaram a cada método utilizado, havendo alterações no ranqueamento das campanhas, inclusive na liderança indicada para a premiação. Ainda, foi possível notar que o nível de concordância do decisor em relação ao aconselhamento dos especialistas tende a ser mais alto quando ele é o responsável pela definição do método de coleta de informações.
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