O FUTURO É MULTIPLAYER: INTERAÇÃO SOCIAL COMO ELEMENTO DE PREFERÊNCIA DOS USUÁRIOS DE JOGOS ONLINE

Autores

  • IGOR DE JESUS LOBATO POMPEU GAMMARANO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA
  • Everaldo Marcelo Souza da Costa UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i3.6098

Palavras-chave:

Videogames, Netnografia, Interação Social, Redes Sociais Virtuais, Varejo

Resumo

Este estudo expõe uma análise qualitativa exploratória sobre a preferência e comportamento de uso dos usuários de videogames que jogam por meio de redes sociais online. Utilizou-se a Netnografia como método de estudo para avaliar o comportamento dos indivíduos que declaram suas percepções no ambiente da internet. Os dados empregados na análise foram extraídos de sites/fóruns de discussões online que abordam assuntos relacionados aos objetos elegidos para a pesquisa. Os resultados demonstram que o fator social estimula os usuários a permanecerem ativos nesses ambientes, definindo-se como um elemento essencial para a inserção dos jogadores no âmbito das redes sociais, pois a construção/manutenção de relacionamentos sociais apresenta-se como o objetivo principal para estes indivíduos.

Biografia do Autor

IGOR DE JESUS LOBATO POMPEU GAMMARANO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2013-2014), com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica ? PROCAD. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008-2011), Integrante do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico-MKT da Universidade da Amazônia - UNAMA, desenvolve estudos sobre o comportamento do consumidor de produtos tecnológicos. É professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, estando responsável por diversas disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios, como Administração de Marketing, Comércio Exterior e Gestão de Pequenas Empresas.

Everaldo Marcelo Souza da Costa, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia com PROCAD na FGV-EAESP (2014/2018). Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA) no período de fev/2010 à jan/2012. Especialista em Matemática Elementar pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no período de Mar/2004 à Jun/2005. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Atualmente desenvolvendo estudos na área do Marketing Tecnológico aplicado ao setor educacional e análise comportamental de consumo de tecnologias. Professor da secretaria estadual de educação do Pará (SEDUC) desde 2007 e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) desde de 2013. Tendo especial interesse em pesquisas e desenvolvimento de projetos nas áreas de inovação tecnológica e administrativa de Instituições do setor educacional, com ênfase no Marketing Tecnológico e estratégico dessas instituições.

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Publicado

11/12/20