DIFERENÇAS NOS ÍNDICES DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i1.6647Palavras-chave:
Índices de desempenho. Fórmulas de análise. Diferenças de fórmulas. Análise das demonstrações contábeis. Desempenho econômico-financeiro.Resumo
Embora a literatura forneça um amplo conjunto de índices de desempenho, há falta de consenso sobre as fórmulas de análise das demonstrações financeiras das empresas. Este estudo objetiva analisar as diferenças entre os índices de análise das demonstrações financeiras de empresas na literatura brasileira e internacional. Coletaram-se dados em 26 fontes teóricas e identificaram-se 129 índices, classificados em liquidez, endividamento, rentabilidade e atividades. Esses índices foram aplicados a uma amostra de 25 empresas e os resultados das avaliações de desempenho econômico-financeiro revelaram diferenças, dependendo da fórmula utilizada. Tal tem implicações teóricas e práticas, uma vez que a seleção entre fórmulas pode ser factível de gerenciamento, ao permitir escolher dentre as alternativas àquela que tiver melhor resultado. Analistas, credores, investidores e acionistas precisam compreender essas fragilidades nos índices financeiros, já que podem refletir nos rankings divulgados e, consequentemente, em decisões dos stakeholders.Downloads
Publicado
24/07/20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.