COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DE EMPREENDEDORES DE STARTUPS DE BELO HORIZONTE (MG)
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i3.7134Palavras-chave:
Competências Gerenciais, Startups, Empreendedores, Gestores, Gestão de PessoasResumo
O objetivo geral do estudo foi analisar como se configuram as competências gerenciais, ideais e reais, dos empreendedores de startups de Belo Horizonte (MG), segundo suas percepções, baseando-se no modelo de Quinn et al. (2003). Neste estudo teórico-empírico, de campo, de abordagem qualitativa e descritiva, os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo, conforme Bardin (2008). Como resultado, no aspecto ideal, ganharam destaque os papéis de diretor, facilitador, monitor e inovador. Já no aspecto real, os sujeitos mencionaram os papéis de diretor, inovador, mentor e monitor, com a incidência do papel de facilitador. Conclui-se que, embora exista uma aproximação entre as competências ideais e reais, os empreendedores ainda devem desenvolver as competências associadas aos papéis de diretor e de facilitador, e, para o cumprimento dos oito papéis de Quinn et al. (2003), necessita-se ainda do desenvolvimento dos papéis de negociador e produtor.
Referências
ABSTARTUPS. Associação Brasileira de Startups. Disponível em: http://www.abstartups.com.br> Acesso em: abril de 2018.
ALBERONE, M.; CARVALHO, R.; KIRCOVE, B. Sua ideia ainda não vale nada: o guia prático para começar a validar seu negócio. Rio de Janeiro: 2012.
ARRUDA, C. et al. As causas da mortalidade de startups brasileiras. Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, Fundação Dom Cabral, 2014. Disponível em <https://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Documents/2014/causas_mortalidade_startups_brasileiras.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2018.
AZIZ, S.; MULLINS, M. E.; BALZER, W. K.; GRAUER, E.; BURNFIELD, J. L.; LODATO, M. A.; COHEN-POWLESS, M. A. C. Understanding the training needs of department chairs. In. Studies in Higher Education, v. 30, n. 5, p. 571-593, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BRIGIDI, G. M. Criação de conhecimento em empresas start-up de alta tecnologia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Administração, 2009. (Dissertação de mestrado).
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, p. 5-16, 2008.
ÉSTHER A. B., & MELO, M. C. O. L. A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais. In. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. 1, p. 1-17, 2008.
FIGUEIRA, K. K.; HORBE, T. A. N.; VARGAS, K. F. S.; MACHADO, E. C.; MOURA, G. L. Startups: estudo do processo de abertura e gerencialismo. In. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 10, edição especial, p. 56-71, ago. 2017.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v. 35, n. 2, p. 57-63, abril 1995.
HERMANSON, B. O que é uma startup? São Paulo: Mundo Sebrae, 2011.
HILL, L. Os novos gerentes: assumindo uma nova identidade. São Paulo: Makron Books, 1993.
HUNT, R.A. Entrepreneurial tweaking: an empirical study of technology diffusion through secondary inventions and design modifications by start-ups. In. European Journal of Innovation Management, v. 16, n. 2, p. 148-170, 2013.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. de. Fundamentos de metodologia científica.São Paulo: Atlas, 2003.
LOPES, L. F. D.; FIGUERA, K. K.; BRESCIANI, S. A. T.; DAPPER, S. N.; MOURA, G. L. Competências gerenciais em startups tecnológicas brasileiras. In: 8th international symposium on technological innovation, 2017, Sergipe. Anais... Aracaju: ISTI, 2017.
MARRA, A. V.; MELO, M. C. O. L. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. In. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 3, p. 9-31, 2005.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
MINTZBERG, H. Trabalho do executivo: o folclore e o fato. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MOREIRA, A. M.; PIURCOSKY, F. P.; SILVA, S. V. JÚNIOR, E. S. G.; CALEGARIO, C. L. L. O perfil empreendedor: uma análise baseada em eventos de startups durante o ano de 2016 no sul de Minas Gerais. In. Revista Ciências Humanas, UNITAU, v. 10, n. Extra, ed. 19, p. 50-62, out. 2017.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.
NAGAMATSU, F. A; BARBOSA, J; REBECCHI, A. Business Model Generation e as contribuições na abertura de startups. In: II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos – SINGEP e Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: S2IS, 2013.
NOCETTI, A. A. N.; LAVARDA, C. E. F. As funções da controladoria desempenhadas nas empresas startups. In: 7º congresso UFSC de controladoria e finanças e iniciação científica em contabilidade, 2017, Santa Catarina. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017.
PAIVA, K. C. M.; COUTO, J. H. Qualidade de vida e estresse gerencial “pós-choque de gestão”: o caso da Copasa-MG. In. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 6, p. 1189-1211, Nov./Dez. 2008.
PICCHIAI, D. Competências gerenciais – caso de um hospital público. Fundação do desenvolvimento administrativo. São Paulo: 2003.
QUINN, R. E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
RIES, E. A startup enxuta. São Paulo: Leya, 2012.
ROCHA, F. B. Proposta de modelo de geração de valor substancial e estratégia de crescimento acelerado em startups. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2008. (Dissertação de mestrado).
RODRIGUES, A. C. A. L.; VILLARDI, B. Q. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação strictu sensu da UFRRJ. In. Revista FOCO, v. 10, n. 2, jan./jul. 2017.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SOARES, A. C.; MELO, M. C. Desafios Gerenciais do terceiro setor de Belo Horizonte: Técnicos, políticos, críticos e praxeológicos. In. Revista de Gestão e Planejamento, Salvador, v. 10, n. 1, p. 38-52, jan./jun. 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.