INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE SERVIÇOS: um Estudo de Múltiplos Casos

Autores

  • Fernanda Salerno Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aurora Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ronald Rivas Canancius College
  • Bruno ANICET Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) https://orcid.org/0000-0002-6499-3588

Palavras-chave:

serviços, pequenas empresas, internacionalização de empresas, estratégia de internacionalização, economias emergentes.

Resumo

O setor de serviços é um importante segmento na economia global, tornando-se fonte de crescimento não só para os países desenvolvidos, mas também para as economias emergentes. Dessa forma, é imperativo que se compreenda as implicações das estratégias de internacionalização para diferentes categorias de serviços. O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras de serviços. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com estudo de múltiplos casos. Os três casos utilizados são empresas de serviços de diferentes setores de atuação: uma produtora, uma empresa de TI e uma escola de atividades criativas. Elaborou-se um framework analítico que contempla o histórico da empresa, motivação, mercado destino, modo de entrada, mercado doméstico, influenciadores e benefícios. Os resultados alertam os gestores de empresas sobre a importância do alinhamento entre as decisões concernentes à internacionalização de empresas. As escolhas de mercado destino e de modo de ingresso devem estar alinhadas à motivação principal de se buscar mercados externos.

Referências

Boehe, Dirk Michael. (2015). The Internationalization of Service Firms from Emerging Economies: An Internalization Perspective. Long Range Planning.

Carneiro, Jorge; Rocha, Angela da; Silva, Jorge Ferreira da. (2008). Challenging the Uppsala Internationalization Model: a Contingent Approach to the Internationalization of Services.BAR – Brazilian Administration Review, Curitiba, v. 5, n. 2, art. 1, p. 85-103, Apr./June .

Contractor, Farok J.; Kundu, Sumit K.; Hsu, Chin-Chun. (2003). A three-stage theory of international expansion: The link between multinationality and performance in the service sector. Journal of international business studies, v. 34, n. 1, p. 5-18.

Meyer, C. R.; Skaggs, B. C.; Nair, S.; Cohen, D. G.(2015). Customer Interaction Uncertainty, Knowledge, and Service Firm Internationalization. Journal of International Management, v. 21, n. 3, p. 249-259.

Lahiri, Somnath; Elango, B.; Kundu, SumitK. (2014). Cross-border acquisition in services: Comparing ownership choice of developed and emerging economy MNEs in India. Journal of World Business, v. 49, n. 3, p. 409-420.

Lee, Jaeho; Lee, Ji-Hwan; Choy, Baeho. (2014). Effects of Internationalization on Innovation in the Service Industry: Evidence from Korea. Journal of East Asian Economic Integration (JEAI), v. 18, n. 4.

Downloads

Publicado

31/12/21