ATRIBUTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇOS NOS BOTEQUINS DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Joice Lavandoski UNIRIO

Palavras-chave:

Botequim patrimonializado. Netnografia. Qualidade de serviços. Reputação online. Rio de Janeiro. Tourqual

Resumo

Os botequins são um dos patrimônios culturais da cidade do Rio de Janeiro. Berço da boemia e ícones da cultura carioca, estes estabelecimentos gastronômicos tornaram-se turísticos ao longo dos anos. O objetivo deste artigo é analisar os atributos da qualidade de serviços turísticos oferecidos pelos botequins do Rio de Janeiro. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quali-quantitativa e se dividiu em duas fases de coleta e análise de dados. A primeira fase, por meio de uma pesquisa bibliográfica, identifica os principais requisitos da qualidade aderentes à esse tipo de serviço. A segunda fase utiliza a técnica de netnografia para analisar 11.202 comentários online sobre os botequins, por meio do protocolo TOURQUAL. Os resultados indicam que os atributos: preço, conforto, atendimento, chopp gelado, tradição, qualidade e variedade da comida, infraestrutura, e acesso e estacionamento são os atributos mais importantes para os clientes. Dentre as contribuições, a pesquisa pode oportunizar aos gestores foco estratégico em ações de melhoria e comunicação de marketing.

 

Referências

ALEIXO, Mariana; BARTHOLO, Roberto. Tradições culturais e gastronomia carioca. Acervo, v. 28, n. 1, p. 67-85, 2015.

ALGRANTI, Leila Mezan. Tabernas e botequins: cotidiano e sociabilidades no Rio de Janeiro (1808-1821). Acervo, v. 24, n. 2, p. 25-42, 2011.

ARAUJO, F.F. de A.; TONINI, K.A.D.; ESTRELLA, T.B. Significação as práticas do consumo em botecos cariocas: interação e sociabilidade. X Encontro Nacional de Estudos do Consumo, ESPM, Rio de Janeiro, 2018;

BAWANI, M.; LASSAR, Walfried M. The role of personalization in service encounters. Journal of retailing, v. 72, n. 1, p. 95-109, 1996.

CAKICI, A. Celil; AKGUNDUZ, Yilmaz; YILDIRIM, Oya. The impact of perceived price justice and satisfaction on loyalty: the mediating effect of revisit intention. Tourism Review, 2019.

CASEMIRO, Ítalo. Marco referencial da gastronomia como cultura no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Gastronomia, v. 2, n. 1, p. 48-67, 2019.

CASTRO, Ana. Bares e Botequins Tradicionais: patrimônios culturais para as sustentabilidades na cidade do Rio de Janeiro. 2013. 262f.

CHANG, Kuo‐Chien. How reputation creates loyalty in the restaurant sector. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2013.

CORRÊA, Cynthia; HANSEN, Debora. Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor. Revista Hospitalidade, p. 271-290, 2014.

CORTINA UREÑA, María Dolores. El Valor del Enoturismo en el Desempeño Organizacional de las Bodegas Españolas y el E-WOM. 2019. Tese de Doutorado.

COSTA, Amanda; CARVALHO, Leonardo; RODRIGUES, Thais. Bares Tradicionais No Rio De Janeiro: A Herança Portuguesa No Patrimônio Cultural Carioca. Revista Ambivalências, v. 7, n. 14, 2019.

CRUZ, Christine; DILAO, Alyssa; MANDIGMA JR, Ernesto. Guest Satisfaction Plan for Mystical Cave: A Case in Antipolo, Rizal. IOER, v. 1, n. 2, 2019.

FALTIN, Andrea; GIMENES-MINASSE, Maria. Comensalidade, Hospitalidade e Convivialidade: Um Ensaio Teórico. ROSA DOS VENTOS, v. 11, n. 3, 2019.

FEGER, José; SOUZA JÚNIOR, Sergio; GÂNDARA, José. Análise da reputação online do destino turístico Lapa (Paraná): uma aplicação do método TOURQUAL. RITUR, v. 6, n. 2, p. 138-156, 2016.

FERREIRA, Marina; VALDUGA, Vander; BAHL, Miguel. Baixa Gastronomia: caracterização e aproximações teórico-conceituais. Revista Turismo em Análise, v. 27, n. 1, p. 207-228, 2016.

FERRO, Rafael; REJOWSKI, Mirian. Produção científica no campo da Gastronomia: em busca de uma configuração. Turismo-Visão e Ação, v. 20, n. 3, p. 500, 2018.

FROCHOT, Isabelle; HUGHES, Howard. HISTOQUAL: The development of a historic houses assessment scale. Tourism management, v. 21, n. 2, p. 157-167, 2000.

GIMENES-MINASSE, MARIA. Tendências de consumo alimentar no Brasil: Um olhar sob a perspectiva do turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, n. 26, 2016.

GRONROOS, Christian. A service quality model and its marketing implications. 1984.

HAGHIGHI, Mohammad et al. Evaluation of factors affecting customer loyalty in the restaurant industry. African Journal of Business Management, v. 6, n. 14, p. 5039-5046, 2012.

HAN, Heesup; RYU, Kisang. The roles of the physical environment, price perception, and customer satisfaction in determining customer loyalty in the restaurant industry. Journal of hospitality & tourism research, v. 33, n. 4, p. 487-510, 2009.

HOMERO, V.. Sobre cafés parisienses e botequins cariocas. 2015. Disponível em: http://www.faperj.br/?id=2917.2.6>. Acesso em 03/10/2019.

HORSTER, Eric; GOTTSCHALK, Carsten. Computer-assisted webnography: A new approach to online reputation management in tourism. Journal of Vacation Marketing, v. 18, n. 3, p. 229-238, 2012.

INSTITUTO RIO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE (IRPH). Patrimônio imaterial. 2020. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/irph/patrimonio-imaterial>. Acesso em 06/03/2020

JIN, Naehyun; LEE, Sangmook; HUFFMAN, Lynn. Impact of restaurant experience on brand image and customer loyalt. Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 29, n. 6, 2012.

KHAWASH, Nibir; BAKSI, Arup Kumar. Assessing the impact of perceived destination-based service quality on tourist satisfaction and destination loyalty using TOURQUAL protocol. Asian Journal of Management, v. 8, n. 3, p. 688-694, 2017.

KNUTSON, Bonnie J.; STEVENS, Pete; PATTON, Mark. DINESERV: Measuring service quality in quick service, casual/theme, and fine dining restaurants. Journal of hospitality & leisure marketing, v. 3, n. 2, p. 35-44, 1996.

KONUK, Faruk Anıl. The influence of perceived food quality, price fairness, perceived value and satisfaction on customers’. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 50, , 2019.

KOZINETS, Robert V. The field behind the screen: Using netnography for marketing research in online communities. Journal of marketing research, v. 39, n. 1, 2002.

LAVANDOSKI, J.; GIGLIO, G. Preservação da identidade cultural através dos bares e botequins cariocas. In: LAVANDOSKI, J.; BRAMBILLA, A.; VANZELLA, E. Alimentação e Turismo: criatividade, experiência e patrimônio cultural. João Pessoa: CCTA., 2019a.

LAVANDOSKI, Joice; GIGLIO, Gabriel. Botequins tradicionais do Rio de Janeiro: estratégia de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Revista Acadêmica Observatório De Inovação Do Turismo, v. 13, n. 2, p. 38-60, 2019b.

MAIA, J.L. de A.; CHAO, A.R. de la T. Boticas, butiquinhas, botecos, botequins: sociabilidades e comensalidades dos espaços de lazer popular do moderno Rio de Janeiro. Logos 49, 25(1), 2-22, 2018.

MASCARENHAS, Rúbia; GÂNDARA, José. O papel da gastronomia na qualidade e na competitividade dos destinos turísticos. CULTUR, v. 9, n. 1, 2015.

MELLO, P.T. de; SEBADELHE, Z.O. Memória afetiva do botequim carioca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

MELLO, P.T.de. Pendura essa, a complexa etiqueta na relação de reciprocidade em um botequim do Rio de Janeiro. (Dissertação de Mestrado). UFF, Niterói, 2003.

MONDO, Tiago. Avaliação da qualidade de serviços em meios de hospedagem: aplicação do modelo TOURQUAL©. Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo, v. 5, n. 2, 2017.

MONDO, Tiago; FIATES, Gabriela. Mapeamento bibliométrico dos modelos de qualidade em serviços: publicações de pesquisadores brasileiros sobre o tema até 2012. Revista Pretexto, v. 15, n. 1, 2014.

MONDO, Tiago; FIATES, Gabriela. Qualidade de Serviço em Atrativos Turísticos: um estudo da percepção dos turistas de Florianópolis-SC-Brasil. Revista Turismo em Análise, v. 26, n. 1, , 2015.

MONDO, Tiago Savi; FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. TOURQUAL: proposal of a protocol for quality evaluation on services at tourist attractions. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 4, p. 448-465, 2017.

MONDO, Tiago Savi; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. O turismo experiencial a partir de uma perspectiva socioeconômica mercadológica. Revista de Análisis Turístico, n. 24, p. 26-40, 2017.

MONDO, Tiago Savi; DA SILVA, Francine Vieira Correa; MARTINS, Ana Iwaki. Qualidade De Serviços Em Museus: A Percepção Dos Visitantes Do Museu Histórico De Santa Catarina. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 8, n. 4, p. 890-909, 2016.

MONDO, Tiago Savi; HALLMANN, Guilherme; BURG, Olivia. A qualidade de serviços em dois bairros turísticos de Florianópolis-SC Brasil: um estudo com o uso do Tourqual. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 8, n. 1, p. 4-16, 2018.

MONDO, T.S. Tourqual: gestão da qualidade em destinos e equipamentos turísticos. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

MONDO, Tiago Savi; MARQUES, Osiris Ricardo Bezerra; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. Rio 2016 Olympics: analysis of the tourist perception of quality using TOURQUAL. Tourism & Management Studies, v. 16, n. 2, p. 26-34, 2020.

MONDO, Tiago Savi; DA SILVA, Francine Vieira Correa; VIDOR, Ana Luisa Baurich. Qualidade de serviços em eventos: aplicação do TOURQUAL na 16ª Fenaostra–Florianópolis-Brasil. Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 2, 2018.

MONDO, T.S. TOURQUAL: proposta de um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

NASCIMENTO FILHO, Francisco Barbosa do; FLORES, Luiz Carlos da Silva; LIMBERGER, Pablo Flôres. Análise do posicionamento dos restaurantes de São Paulo estrelados pelo guia Michelin com base nas On-line Travel Reviews (OTRS). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 2, p. 1-15, 2019.

NAVARRO, P.N.; MARTÍNEZ, C.D.. Análisis de contenido. In: DELGADO, J.M.; GUTIÉRREZ, J. Métodos y técnicas cualitativas de investigación en Ciencias Sociales. Madrid: Editorial Síntesis, p. 177-224, 1995.

OLIVER, Richard L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of marketing research, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980.

PARASURAMAN, Anantharanthan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, Ananthanarayanan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perc. Journal of retailing, v. 64, n. 1, p. 12, 1988.

PHILIP, George; HAZLETT, Shirley‐Ann. The measurement of service quality: a new P‐C‐P attributes model. International Journal of Quality & Reliability Management, 1997.

PLATT, Leonardo Bunn. A análise da reputação online do setor de alimentos e bebidas dos Hotéis de Florianópolis utilizando o Tourqual. 2018.

RIBEIRO-MARTINS, Clarissa; SILVEIRA-MARTINS, Elvis. Turismo Gastronômico: Uma Pesquisa Bibliométrica Em Bases De Dados Nacionais E Internacionais. Turismo: Visão e Ação, v. 20, n. 1, 2018.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 34.869, de 5 de dezembro de 2011. Cria o cadastro dos Bares e Botequins Tradicionais – Patrimônio Cultural Carioca. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Poder Executivo.

______________. Decreto nº 36.605, de 11 de dezembro de 2012. Declara Patrimônio Cultural Carioca bares e botequins tradicionais que menciona. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Poder Executivo.

RYU, Gangseog; HAN, Jin K. Word-of-mouth transmission in settings with multiple opinions: The impact of other opinions on WOM likelihood and valence. Journal of Consumer Psychology, v. 19, n. 3, p. 403-415, 2009.

SANTIAGO, Ceci et al. O boteco carioca e sua importância na gastronomia da cidade do Rio de Janeiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, n. 27, p. 375-378, 2017.

SIERRE-DÍEZ, Benjamín. Hotelqual: una escala para medir la calidad percibida en servicios de alojamiento. Estudios turísticos, n. 139, p. 95-110, 1999.

DA SILVA, Luiz Antonio Machado. O significado do botequim. Enfoques, v. 10, n. 1, 2011.

SILVA, E.B.; SILVA, A. dos A.; BORGES, F.H.G. Cozinha Bossa Nova e outras manifestações culinárias: um olhar turístico-cultural sobre a gastronomia carioca. X Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Foz do Iguaçu, 2016.

DA SILVA, Maurílio Barbosa de Oliveira et al. Gastronomia no TripAdvisor: O que os Turistas Comentam sobre os Restaurantes de Bonito-MS? ROSA DOS VENTOS, v. 11, n. 4, 2019.

SOARES, C.M.P.; SANTIAGO, C.F.M.; SILVA, T.M.; ROSA, B.M.F.; MESSIAS, L.C.P.; MATIAS, R.G.. O boteco carioca e a hospitalidade na cidade do Rio de Janeiro. In: TAVARES, G. (Org). Turismo, lazer e negócios. Ponta Grossa: Atena Editora, p. 224-239, 2019.

TODD, D.; HOCUTT, Mary Ann. Customer evaluation of service employee's customer orientation: extension and application. Journal of quality management, v. 6, n. 2, p. 293-306, 2001.

TRIPADVISOR. Disponível em: https://www.tripadvisor.com.br>. Acesso em 5 fev. 2020.

ZHONG, Yongping; MOON, Hee Cheol. What Drives Customer Satisfaction, Loyalty, and Happiness in Fast-Food Restaurants in China?. Foods, v. 9, n. 4, p. 460, 2020.

Downloads

Publicado

19/11/21