ATRIBUTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇOS NOS BOTEQUINS DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Botequim patrimonializado. Netnografia. Qualidade de serviços. Reputação online. Rio de Janeiro. TourqualResumo
Os botequins são um dos patrimônios culturais da cidade do Rio de Janeiro. Berço da boemia e ícones da cultura carioca, estes estabelecimentos gastronômicos tornaram-se turísticos ao longo dos anos. O objetivo deste artigo é analisar os atributos da qualidade de serviços turísticos oferecidos pelos botequins do Rio de Janeiro. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quali-quantitativa e se dividiu em duas fases de coleta e análise de dados. A primeira fase, por meio de uma pesquisa bibliográfica, identifica os principais requisitos da qualidade aderentes à esse tipo de serviço. A segunda fase utiliza a técnica de netnografia para analisar 11.202 comentários online sobre os botequins, por meio do protocolo TOURQUAL. Os resultados indicam que os atributos: preço, conforto, atendimento, chopp gelado, tradição, qualidade e variedade da comida, infraestrutura, e acesso e estacionamento são os atributos mais importantes para os clientes. Dentre as contribuições, a pesquisa pode oportunizar aos gestores foco estratégico em ações de melhoria e comunicação de marketing.
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