CASO ÁGUIA

É HORA DE (RE)APRENDER A VOAR

Autores

  • Manoel Bastos Gomes Neto Universidade Federal do Cariri
  • Beatriz Gondim Matos Universidade Federal do Cariri
  • Carlos Everaldo Silva da Costa universidade Federal de Alagoas
  • Lénia Marques Erasmus University Rotterdam (The Netherlands)
  • Halana Adelino Brandão Universidade Federal do Cariri

Resumo

Este caso para ensino retrata a trajetória de Roberto Torres, sintetizando sua história de vida, seu crescimento profissional e suas ações na evolução de sua empresa, o Centro Universitário Águia. Por critério de anonimização, os nomes utilizados para a empresa e personagens são fictícios. A cada capítulo são apresentados os cenários e desafios políticos, sociais e econômicos que este gestor enfrentou entre 2001 e 2019, tendo em vista que nesse ambiente dinâmico houve também a influência do Estado, principal financiador da educação privada por meio de políticas públicas. Desta forma, o objetivo do caso é promover reflexões teórico-práticas que envolvam aplicação e solução nas áreas do empreendedorismo e de estratégia. Este caso pode ser utilizado para disciplinas de curso de graduação e pós-graduação de Administração, Administração pública, Gestão de políticas públicas, Contabilidade, Economia, Finanças e outros cursos correlatos, que o docente avalie a utilidade para a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Beatriz Gondim Matos, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Administração e Controladoria (2010) pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Breda University of Applied Sciences (NHTV), Holanda. Líder do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC) da Universidade Federal do Cariri e pesquisadora do Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia da Universidade Federal de Pernambuco (CHT). Bolsista de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica - BPI (FUNCAP). Coordenadora de Extensão do Curso de Administração.Tem experiência em Administração, com ênfase em Marketing de Serviços e Comportamento do consumidor

Carlos Everaldo Silva da Costa, universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professor do curso de Administração UFAL/Maceió, lotado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC. Atualmente estuda temas vinculados ao semiárido e está inserido no do Grupo de Estudos em Dinâmicas Organizacionais (GEDO).

Lénia Marques, Erasmus University Rotterdam (The Netherlands)

Lénia Marques is Assistant Professor of Cultural Organizations and Management, at the Erasmus University Rotterdam (The Netherlands). With over 15 year’s experience in education, research and international consultancy, she has worked previously as Senior Lecturer in Events and Leisure at Bournemouth University (UK) and Lecturer of Imagineering and Research at Breda University of Applied Sciences (The Netherlands).

She is currently a member of the Board of Directors of the World Leisure Organization. She was the founder of the World Leisure Organization Special Group Interest in Leisure and Innovation in 2018, and she is currently the chair. Lénia Marques is also involved internationally with public and private projects, organizations and networks.

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri

Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2008). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2005). Professora com experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Gastronomia, Pesquisa Qualitativa, Caso para Ensino

Downloads

Publicado

17/09/21

Edição

Seção

Caso de Ensino