RELACIONAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA
Resumo
Com o objetivo de conhecer como as empresas de tecnologia utilizam os canais de relacionamento em seus modelos de negócio para criar valor aos clientes, em busca de vantagem competitiva, realizou-se pesquisa qualitativa com fim exploratório, mediante entrevistas semiestruturadas com gestores de empresas do setor focalizado. Os resultados evidenciam que os participantes adotam formas inovadoras para se diferenciar, valendo-se de monitoramento do comportamento dos clientes. A visão geral dos entrevistados é de que os ganhos decorrentes da criação de valor para - e com - os clientes se traduzem em vantagem competitiva. Outro aspecto considerado é a relevância de ser pioneiro em alguma funcionalidade oferecida. Por identificar e apresentar visões decorrentes da experiência das empresas focalizadas, espera-se que o relato dos resultados do presente estudo contribua para a ampliação do conhecimento da tecnologia de gestão, pelos exemplos comuns provavelmente presentes em situações vivenciadas em negócios semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.