RELACIONAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA

Autores

  • Isabella Cristina Giraldelli UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Rafael Lucas Alencar UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Sofia Kowalski
  • Wellyngton José Rodrigues dos Santos Junior UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • ADILSON CALDEIRA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Criação de Valor, Inovação, Modelos de Negócio, Relacionamento com Clientes, Vantagem Competitiva

Resumo

Com o objetivo de conhecer como as empresas de tecnologia utilizam os canais de relacionamento em seus modelos de negócio para criar valor aos clientes, em busca de vantagem competitiva, realizou-se pesquisa qualitativa com fim exploratório, mediante entrevistas semiestruturadas com gestores de empresas do setor focalizado. Os resultados evidenciam que os participantes adotam formas inovadoras para se diferenciar, valendo-se de monitoramento do comportamento dos clientes.  A visão geral dos entrevistados é de que os ganhos decorrentes da criação de valor para - e com - os clientes se traduzem em vantagem competitiva. Outro aspecto considerado é a relevância de ser pioneiro em alguma funcionalidade oferecida. Por identificar e apresentar visões decorrentes da experiência das empresas focalizadas, espera-se que o relato dos resultados do presente estudo contribua para a ampliação do conhecimento da tecnologia de gestão, pelos exemplos comuns provavelmente presentes em situações vivenciadas em negócios semelhantes.

Biografia do Autor

Isabella Cristina Giraldelli, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua como Customer Success Analyst na Cortex. 

Rafael Lucas Alencar , UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sofia Kowalski

Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Mental Health Ambassadors Coordinator na instituição Langara College (Vancouver, Canadá).

Wellyngton José Rodrigues dos Santos Junior , UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

ADILSON CALDEIRA, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua em pesquisa na Área de Administração com temas relacionados a Estratégia, Inovação e Competitividade nas Organizações. Parecerista e avaliador de trabalhos submetidos a periódicos e congressos científicos Possui experiência de atuação profissional na administração de empresas nacionais e internacionais bem como em gestão de Instituições de Ensino Superior.

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Publicado

14/03/23