ESTUDAR É PRECISO TAMBÉM NA PANDEMIA: APRENDERAM?

Autores

  • Lizana Ilha da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Larissa da Silva dos Passos Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Processo de Aprendizagem, Satisfação Acadêmica, Instituições de Ensino, Ciências Contábeis

Resumo

O estudo analisou a relação entre o processo de aprendizagem e a satisfação acadêmica dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, operacionalizada por meio de um survey. Os resultados revelaram correlação significativa entre os construtos e fornecem evidências a uma lacuna no que se refere a interação entre os temas, o que pode contribuir para fortalecer a temática de Processo de Aprendizagem e satisfação acadêmica em uma realidade diferente do abordado em outras pesquisas. De modo prático, a presente pesquisa pode fornecer um panorama do comportamento dos discentes e desencadear estratégias para melhorar a percepção deles e avança na literatura por apresentar resultados em um contexto acadêmico durante uma pandemia.

Palavras-chave: Processo de Aprendizagem; Satisfação Acadêmica; Instituições de Ensino; Ciências Contábeis.

Referências

Almeida, L. S. (2019). Ensino Superior: Combinando exigências e apoios. In L. S. Almeida (Ed.), Satisfac?a?o acade?mica no ensino superior: Desafios e oportunidades (pp.17-33). Braga, Portugal: ADIPSIEDUC.

Barbosa, E. F. & Moura, D. D. (2014). Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In Anais International Conference on Engineering and Technology Education, Cairo, Egito, 13, 110-116.

Carvalho, R. L. da S, Lopes, L. R., Carvalho, A. L., Júnior, J. P. & Galo, J.M. (2019). Avaliação da satisfação acadêmica, expectativa de futuro e motivação acadêmica em estudantes de graduação do Instituto Federal de Rondônia campus Ariquemes. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 36. Doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p36-52.

Castro, J. X., Miranda, G. & Lea, L. E. (2016). Estratégias de aprendizagem dos estudantes motivados. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 080-097. < http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258>.

Centro Socioeconômico-Universidade Federal de Santa Catarina. (2021). Informações dos cursos de graduação. Disponível em: https://cse.ufsc.br

Chen H.S. & Lo H.S. (2012). Development and psychometric testing of the nursing student satisfaction scale for the associate nursing programs. J Nurs Educ Pract. Aug; 2(3):25-37.

Cittadin, A., Santos, A. P. & Almeida, J. A. M. (2015). O uso de metodologias ativas na disciplina de contabilidade e análise de custos no curso de ciências contábeis da UNESC. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 1.

Collis, J. & Hussey, R. (2005). Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Bookman.

Douglas, J., Douglas, A. & Barnes, B. (2006). Medir a satisfação do aluno em uma universidade do Reino Unido. Garantia da qualidade na educação, v. 14, n.3, p.251-267.

Fernandes F.G., Mollo R. A.T. & Barbosa F. DA C. (2020). A aplicação de um jogo para motivação do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia e ciências exatas. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 29, n. 2.

Ferreira, R. S., Almeida, J. B. & Araújo, W. G. (2017). Métodos de Ensino Aplicados no Curso de Ciências Contábeis: percepção de alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 1.

Fonseca, J. S. & Martins, G. A. (1996). Curso de estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Freitag, I. H, Silva, A. DA C. M., Tomaselli, M. V. F. & Barbosa, C. P. (2017). A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do Mudi, v. 21, n. 2, p. 20-31.

Freitas, V. B. de, Souza, M. S. & Silveira, M. A. P. da. (2020). Student satisfaction in Higher Education: an analysis from the Agronomy course at Instituto Federal Goiano. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e823986492. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6492.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Sa?o Paulo: Atlas.

Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., De Lima, S. L. L. DE & Walter, S. A. (2020). Satisfação dos acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 19, n. 1, p. 75-98.

Gomes, G., Dagostini, L. & Cunha, P. R. (2013). Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. ReFae –Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4 (2), 102-123.

Grebennikov, L. & Shah, M. (2013). Monitoring trends in student satisfaction. Tertiary Education and Management, 19(4), 301-322. doi:10.1080/13562517.2013.774353.

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. 6a ed., A. Sant’Anna, Trad. Porto Alegre, RS: Bookman.

Hulley, S. B., Cummings S. R., Browner, W. S., Grady, D., Hearst, N. & Newman, T. B. (2003). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Editora Artmed.

Johnson, M., & Gustafsson, A. (2000). Improving customer satisfaction, loyalty, and profit. São Francisco: Jossey-Bass.

Magalha?es, A. & Machado, M. L.; Sa?, M. J. (2012). Satisfação dos estudantes do ensino superior português. Matosinhos, Portugal: CIPES.

Marques, R. (2020). A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (Boca), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 31-46.

Martins, R. X. (2020). A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Revista de Educação A Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 242-256.

Martins, W., Meireles, V., Melo, F. R. & Nalini, L. E. (2003). Estilos de aprendizagem em educação a distância. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 10.

Matthiensen, A. (2011). Uso do Coeficiente Alfa de Cronbach em Avaliações por Questionários. EMBRAPA Boa Vista, RR.

Miranda, L. & Morais, C. (2008). Estilos de aprendizagem: O questionário de Honey-Alonso CHAEA adaptado para língua portuguesa. Learning Style Review - Revista de estilos de aprendizagem, n. 1, v. 1, p. 66-78.

Montes, M. R., Da Costa Bairral, M. A., Dos Santos Junior, M. A. & Gomes, J. S. (2011). Identificação das práticas metodológicas de ensino aplicadas no curso de graduação de ciências contábeis a partir do perfil docente. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Néreci, I. G. (1981). Metodologia do Ensino: uma Introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Osti, A. & Almeida, L. S. (2019). Satisfação acadêmica no Ensino Superior. In L. S. Almeida (Ed.), Satisfação acadêmica no ensino superior: desafios e oportunidades (pp.99-114). Braga, Portugal: ADIPSIEDUC.

Osti, A., Chico, B.M., Oliveira, V. & Almeida, L.S. (2020). Satisfação acadêmica: Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi, 9(1), 94-106.

Paiva, G. S. (2008). Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: a questão da equidade e obrigatoriedade no Provão e Enade. Rio de Janeiro, RJ.

Pavione, C. S. S. N., Avelino, B. C. & De Souza. J. R. (2016). Fatores que Influenciam o Processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Análise em uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 10(2).

Pinto, N. G. M., De Quadros, M. R. C, Da Cruz, F. V. & Conrad, C.C. (2017). Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 3-17. ISSN 2447-3944. Doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1600.

Plebani, S. & Domingues, M. J. C. S. (2008). A Utilização dos Métodos de Ensino e a Formação de Competências Gerenciais: Uma Análise do Curso de Administração. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, Curitiba, PR, Brasil, 19.

Ramos, A. M., Barlem, J. G. T., Lunardi, V. L., Barlem, E. L. D., Silveira, R. S. & Bordignon, S. S. (2015). Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 24, n. 1, p. 187-195.

Ramos, J. de S. (2018). A motivação escolar no processo de ensino-aprendizagem de geografia no ensino fundamental II: análise a partir da Escola Caic Diogo de Braga, localizada em Vitória de Santo Antão/PE. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Ramos, M. P. (2013). Métodos Quantitativos e Pesquisa em Ciências Sociais: Lógica e Utilidade do Uso da Quantificação nas Explicações dos Fenômenos Sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 1, p. 55-65.

Ribeiro, M. I. B., Fernandes, A. J. G. & Correia, T. I. G. (2013). Satisfação com a vida acadêmica em estudantes do ensino superior público português. Egitania Sciencian, n. 12 p.63-79.

Richardson, R. J. (2011). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas.

Sampieri, R. H.; Collado, C. F. & Lucio, M. del P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.

Santos, A. A. A. & Boruchovitch, E. (2001). Escala de estratégias de aprendizagem para alunos universitários. Manuscrito não publicado, desenvolvido em projeto de intercâmbio interinstitucional -UNICAMP-USF.

Schleich, A.L. R., Polydoro, S. A. J. & Santos, A. A. A. (2006). Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Aval Psicol.

Senhoras, E. M. (2020). Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (Boca), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 31-46.

Silva, A. de O., Da Silva, V. & Correia, De Lima, J. J. A. (2020). Nível de satisfação acadêmica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas. Revista Conhecimento Contábil, v. 10, n. 01.

Silva, R. H. A. & Scapin, L. T. (2011). Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, 22(50), 537-522.

Silveira Neto, J.N.D. (2018). Satisfação acadêmica: uma análise das experiências sob a ótica dos discentes de contabilidade. UFERSA. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3384.

Sisto, F. F., Muniz, M., Bartholomeu, D., Pasetto, N. S. V., Oliveira, A. F. & Lopes, W. M. G. (2008). Estudo para a construção de uma escala de satisfação acadêmica para universitários. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 1, p. 45-55.

Soschinski, C. K., Schlup, D. & Domingues, M. J. C. (2019). Processos de aprendizagem em Ciências Contábeis: um estudo bibliométrico e sociométrico. Desafio Online, v. 7, n. 1.

Vega, R. I. (2015). La gestión de la universidad: plani? cación, estructuración e control. Buenos Aires: Biblos.

Verdinelli, M.A. L. & Lizote, S.A. (2014). Satisfação dos Alunos de uma Universidade Comunitária com o Curso de Ciências Contábeis: um Estudo Através da Modelagem em Equações Estruturais. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, XIV.

Downloads

Publicado

05/07/22